Papa Francisco escreve carta a Zanardi: "Rezo por você e sua família"

Por Redação em 24/06/2020 às 09:26:38

O papa Francisco escreveu uma carta de apoio a Alessandro Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1 que segue em estado grave no hospital após sofrer acidente em uma prova de paraciclismo. Na carta, publicada pelo jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", o pontífice exaltou a história de superação do italiano.

"Caro Alessandro, a sua história é um exemplo de como recomeçar depois de uma parada repentina. Através do esporte você ensinou a viver a vida como protagonista, fazendo da deficiência uma lição de humanidade", escreveu o papa, em trecho publicado com destaque na capa do jornal italiano.

Zanardi está internado no hospital Santa Maria alle Scotte de Siena, na Itália, desde o fim de semana. Seu quarto é estável, mas ainda grave. Será preciso mantê-lo sedado por 10 a 15 dias, em coma induzido.

"Obrigado por dar força a quem a perdeu. Neste momento doloroso estou próximo a você, rezo por você e sua família. Que o Senhor o abençoe e que Nossa Senhora o proteja", afirmou o papa Francisco.

Após ter de amputar as duas pernas devido a um acidente na Fórmula Indy, em 2001, Alessandro Zanardi se tornou paratleta

Aos 53 anos, Zanardi perdeu as duas pernas em um acidente de automobilismo sofrido em 2001, numa corrida da categoria Cart na Alemanha. Sem se abalar, o ex-piloto decidiu seguir no esporte e aos poucos passou a se concentrar no esporte paralímpico. Competindo no paraciclismo, ele faturou duas medalhas de ouro nos Jogos de Londres-2012 e outras duas no Rio-2016.

Antes do grave acidente de 2001, ele competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994, depois indo para o automobilismo norte-americano, onde foi campeão na Cart em 1997 e 1998, regressando no ano seguinte para a F-1.

Na semana passada, ele voltou a se envolver em um grave acidente Ele colidiu a sua bicicleta em um caminhão perto da cidade toscana de Pienza, durante uma corrida de revezamento na última sexta-feira. Ele sofreu um grave trauma facial e craniano, que poderão gerar possíveis danos cerebrais.

O ex-piloto de Fórmula 1 competia em uma etapa do revezamento do Objetivo Tricolor, uma competição que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão, triciclos ou cadeiras de rodas. O acidente ocorreu no quilômetro 146 da rodovia entre Pienza e San Quirico d"Orci.

Segundo informações da imprensa italiana, Zanardi teria perdido o controle da sua bicicleta de mão em uma descida, em uma curva, indo para a pista oposta. Na contramão, ele se chocou com um caminhão. Um vídeo divulgado pela emissora Tgr Rai Toscana mostra o que aparentemente era o equipamento de Zanardi tombado de lado na beira da estrada, parcialmente destruído.

*Com Estadão Conteúdo

Fonte: Gazeta

Comunicar erro

Comentários