Dois Irmãos do Buriti confirma o primeiro caso de Covid-19

Em coletiva, o Prefeito informou que o Comitê de Saúde irá decidir as próximas medidas de segurança

Por Redação em 09/07/2020 às 14:17:00
Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

A prefeitura de Dois Irmãos do Buriti acaba de confirmar, na manhã desta quinta-feira (9), o primeiro caso positivo de Covid-19 na cidade. Trata-se de um homem de 40 anos, que na última semana esteve em Campo Grande e manteve contato com uma pessoa contaminada, mas que descobriu dias depois.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o homem foi à Capital na segunda-feira (22) e permaneceu até a quinta-feira (25). Na última sexta-feira (3) ele apresentou sintomas e logo procurou uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Campo Grande.

O paciente foi encaminhado para o Hospital Regional, onde ficou internado até este domingo, retornando para o isolamento domiciliar na fazenda em que mora em Dois Irmãos do Buriti. O resultado positivo para Covid-19 saiu ontem (8).

"Sabemos que cedo ou tarde chegaria, pois o vírus está circulando em todos os lugares. Esse caso é bem controlado, conhecemos o paciente, os contatos e possível fonte de contaminação. Mas não nos deixa tranquilos com relação ao vírus no município", explica Bethânia Alves, coordenadora municipal de Vigilância em Saúde.

Bethânia destaca ainda que a maior preocupação agora é com os locais de aglomerações, como filas nos mercados, lotéricas e comércios em geral. "Todos os locais com grande fluxo de pessoas nos preocupa, pois nesses locais podem ter pessoas com o vírus, mas que não apresentam sintomas. O mais importante, no momento, é a prevenção. Evitar sair se não for necessário, uso de máscaras e manter a higienização das mãos", pontou a coordenadora.

Coordenadora de Vigilância em Saúde Bethânia Alves, prefeito Edilson Manguinha e secretário de Saúde, Márcio Moreira em coletiva com a imprensa. (Foto: Rhobson Lima).



O secretário Municipal de Saúde, Márcio Moreira, garantiu que todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) dos servidores da área de saúde estão disponíveis. "Vamos continuar obedecendo aos protocolos de segurança. Os profissionais estão bem preparados, pois estamos conversando e treinando eles desde fevereiro, quando a pandemia ainda nem tinha chegado ao Brasil", defende.

Já o prefeito Edilson Manguinha (PSDB) explica que o Comitê de Saúde estará se reunindo para que juntos elaborem um plano para contenção e maior segurança da população. Como ficará o funcionamente dos comércios e das barreiras sanitárias serão tratadas nessa conversa.

"Mesmo com todo o empenho e esforço, 112 dias trabalho, infelizmente teve caso positivo de uma pessoa da fazenda. Isso foi mais um alerta para que a nossa equipe se empenhe ainda mais. Tenho certeza que a situação vai se tranquilizar, a população vai entender que estamos fazendo nossa parte e vão colaborar também", concluiu Edilson.

Portal

A população pode acompanhar a situação do Coronavírus em Dois Irmãos do Buriti pelo portal disponibilizado pela Prefeitura (clicando aqui). Para quem está com suspeitas, ligue para o telefone (67) 99969-6793.

Fonte: O Pantaneiro

Comunicar erro

Comentários