PolĂ­cia Militar liberta mulher de cĂĄrcere apĂłs vĂ­tima fazer denĂșncia com "X" vermelho na mão

Por Redação em 13/07/2020 às 18:32:47
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto: Assessoria de Imprensa

A PolĂ­cia Militar de Mato Grosso do Sul foi acionada ontem (25/06), para atender uma ocorrĂȘncia no bairro Nova Lima, municĂ­pio de Campo Grande, onde uma mulher, que tem deficiĂȘncia auditiva, teria encaminhado uma foto à famĂ­lia, onde mostrava apenas um X vermelho na mão.

A imagem faz parte do protocolo da Campanha "Sinal Vermelho Contra a ViolĂȘncia Doméstica", organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB e pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, em parceria com outros órgãos, entre eles, as PolĂ­cias Militares do Brasil.

Entenda o caso:

A vĂ­tima, que tem 39 anos e deficiĂȘncia auditiva, era mantida em cĂĄrcere pela própria irmã, que a obrigava a fazer todas as atividades domésticas, impedindo-a de sair de casa, até mesmo para ir ao médico. Ela relatou, com ajuda de um intérprete em libras, que sofria humilhações, ofensas e constrangimento por parte do cunhado, que não tinha pudores em relação aos momentos Ă­ntimos do casal.

Sem conseguir sair de casa para ir até uma farmĂĄcia conveniada e mostrar o X vermelho na palma da mão, a vĂ­tima fez uma foto e mandou para familiares no municĂ­pio de Aquidauana – MS, que de imediato acionaram uma equipe da PolĂ­cia Militar.

Os policiais informaram a denĂșncia a equipe do Programa Mulher Segura – PROMUSE, em Campo Grande, que foram até o endereço e resgataram a vĂ­tima.

Campanha "Sinal Vermelho contra a ViolĂȘncia Doméstica"

Com um "x" vermelho desenhado nas mãos ou em um pedaço de papel, mulheres vitimadas pela violĂȘncia doméstica podem denunciar o crime nas mais de 10.000 (dez mil) farmĂĄcias conveniadas pelo paĂ­s, que de imediato devem acionar a PolĂ­cia Militar para o atendimento adequado das vĂ­timas.

A campanha "Sinal Vermelho contra a ViolĂȘncia Doméstica" foi criada no Ășltimo dia 10 de junho, em razão da crescente curva dos casos de violĂȘncia doméstica, após a pandemia pelo COVID-19. As vĂ­timas, devido o isolamento social, passaram a conviver mais com os agressores, aumentando o nĂșmero de relatos de violĂȘncia contra mulheres no Ăąmbito familiar.

"O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso, permitindo que essas mulheres se identifiquem nesses locais e, a partir daĂ­, sejam ajudadas e tomadas às devidas soluções. É uma atitude relativamente simples, que exige dois gestos apenas: para a vĂ­tima, fazer um X nas mãos; para a farmĂĄcia, uma ligação", disse a coordenadora do Movimento Permanente de Combate à ViolĂȘncia Doméstica do CNJ, conselheira Maria Cristiana Ziouva.

A PolĂ­cia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul jĂĄ realiza através do PROMUSE o atendimento das vĂ­timas de violĂȘncia doméstica, ofertando atendimento especializado às mulheres fragilizadas que acionam o Programa.

O que é o PROMUSE?

O Programa Mulher Segura - PROMUSE da PolĂ­cia Militar, visa operacionalizar a Lei Maria da Penha – Lei 11.340, de 07 de agosto de 2006, oferecendo às mulheres vĂ­timas de violĂȘncia atendimento qualificado e humanizado nas chamadas de urgĂȘncia, orientações sobre direito e proteção por meio da fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgĂȘncia.

O PROMUSE prevĂȘ um trabalho conjunto com a rede de enfrentamento à violĂȘncia contra a mulher, como a Defensoria PĂșblica Estadual, o Ministério PĂșblico Estadual, a PolĂ­cia Civil de Mato Grosso do Sul e instĂąncias de acolhimento e prevenção como AssistĂȘncia Social dos municĂ­pios, Secretarias de SaĂșde para acolhimento psicológico e tratamento de dependĂȘncia e a Coordenadoria de PolĂ­ticas PĂșblicas para as Mulheres, para encaminhamento ao mercado de trabalho e produção de renda.

O PROMUSE foi idealizado no ano de 2012, sendo implantado inicialmente na cidade de Amambai, expandindo-se para os municĂ­pios de Dourados, FĂĄtima do Sul, Nova Andradina e ParanaĂ­ba.

No ano de 2017, o PROMUSE foi ganhador do prĂȘmio "PRÁTICAS INOVADORAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA", concedido pelo Fórum Brasileiro de Segurança PĂșblica, ocorrido na cidade de São Paulo-SP. Por sua importĂąncia e resultados obtidos, a PolĂ­cia Militar instituiu em 2018 o então Projeto Mulher Segura como programa da PMMS, com a finalidade de erradicar a violĂȘncia doméstica e familiar contra a mulher no Ăąmbito do Estado.

Desta forma, mais uma vez a PolĂ­cia Militar de Mato Grosso do Sul reafirma o compromisso com a sociedade sul-mato-grossense, em atender com humanidade às vitimas de violĂȘncia doméstica, seja com uma ligação para o 190 ou um simples "X" vermelho na mão.

Assessoria de Comunicação Social da PMMS


Fonte: Região MS Noticias

Comunicar erro

ComentĂĄrios