Fórmula 1: FIA pune Racing Point com perda de 15 pontos e multa de R$ 2,5 milhões

Por Redação em 07/08/2020 às 09:31:36

O primeiro dia de atividades de pista para o GP do 70.º Aniversário, a quinta etapa da temporada de 2020 da Fórmula 1, no circuito de Silverstone, na Inglaterra, começou agitado nesta sexta-feira, 7. Pouco antes do início da primeira sessão de treinos livres, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA, na sigla em francês) divulgou a decisão sobre o protesto da Renault contra a Racing Point, julgando a favor da equipe francesa. Assim, a Racing Point recebeu uma advertência, perdeu pontos no Mundial Construtores e uma multa de 400 mil euros (cerca de R$ 2,5 milhões) como punição. Em um longo documento divulgado pela FIA nesta sexta-feira, os investigadores concluíram que o projeto do duto de freio da Racing Point de fato viola o regulamento da Fórmula 1. A entidade concluiu que o "principal" projetista do duto de freio era a Mercedes, o que significava que a Racing Point havia quebrado as regras com o que havia feito.

Foi decidido que a equipe perderá 15 pontos no Mundial de Construtores, 7,5 de cada carro, no GP da Estíria, o segundo da temporada, além da multa. A equipe também recebeu uma reprimenda por ter continuado a usar os dutos nos GPs da Hungria e da Grã-Bretanha. No caso da punição com a perda de pontos, esta afeta somente a equipe no Mundial de Construtores e não influencia no de Pilotos Sendo assim, o mexicano Sergio Pérez e o canadense Lance Stroll permanecem com 22 e 20, respectivamente. Já a escuderia agora cai para 27. A principal beneficiada é justamente a Renault que, com 32 pontos, passa exatamente a Racing Point e sobe para a quinta posição. "Considerando que os dutos de freio traseiros do RP20 não foram usados no RP19 em 2019 e considerando que os fiscais acreditam que o esforço de design gasto pela Racing Point para adaptar os dutos desenhados originalmente pela Mercedes para o W10, a investigação conclui que o designer principal dos dutos traseiros do RP20 foi a Mercedes, e não a Racing Point", informou a FIA no comunicado oficial.

Apesar da punição para a equipe no Mundial de Construtores, a FIA disse que não é algo realista esperar que a Racing Point remova seus dutos nesse momento, trocando por novos. "A investigação reconhece que, já que os dutos seguem o regulamento técnico de 2020 da FIA, não é realista esperar que a Racing Point desenvolva um novo projeto de modo que levaria eles a "desaprender" o que já sabem. Portanto, a penalidade imposta tem como intenção punir a vantagem em potencial que a Racing Point pode ter ganho no processo de utilizar algo que não foi projetado por eles", completou.

Leia também

Justiça autoriza realização da audiência pública sobre autódromo do RJ

Criticado por não se ajoelhar, Leclerc desabafa e nega ser racista: 'É nojento'

Fórmula 1: Mercedes renova contrato com Bottas para temporada 2021

HULKENBERG

Também nesta sexta-feira, a Racing Point confirmou que o alemão Nico Hülkenberg volta ao cockpit para o GP do 70.º Aniversário. Será a segunda participação do piloto como substituto de Sergio Pérez, que voltou a testar positivo para o novo coronavírus e segue afastado da Fórmula 1 até segunda ordem. O favoritismo para a vaga na Racing Point era de Pérez em um primeiro momento. Por questões burocráticas, o mexicano foi autorizado a retornar ao paddock após apenas sete dias de isolamento e não 10. Isso se testasse negativo para a covid-19. Como não foi o que aconteceu, Hülkenberg voltou a ser chamado.

"Eu fico animado por voltar à equipe em Silverstone", disse Hülkenberg. "Demos um passo rumo ao desconhecido fim de semana passado, considerando que fiquei afastado da equipe por alguns anos e que pilotei um carro que nunca tinha pilotado antes. Eu aprendi muito sobre o RP20 na semana passada e estou pronto para aplicar essas experiências neste fim de semana. Correr na mesma pista facilita as coisas. Acho que podemos lutar por pontos neste fim de semana, que é certamente meu objetivo. Quero desejar o melhor ao Checo (Pérez) em sua recuperação", afirmou o alemão.

*Com Estadão Conteúdo

Fonte: Gazeta

Comunicar erro

Comentários