Rappi adota reconhecimento facial para identificar entregadores; sistema já funciona nos concorrentes

Por Redação em 03/09/2020 às 18:35:25
App pede validação com selfie quando prestador começa sua jornada. Solução similar também é usada no iFood e Uber Eats, mas em frequências diferentes. Serviço de delivery implementa novas medidas de segurança.

Divulgação

O aplicativo de entregas Rappi anunciou na última quarta-feira (2) novas medidas de segurança para clientes e entregadores.

Uma das iniciativas para evitar fraudes é um sistema de reconhecimento facial acionado sempre que um entregador inicia o seu serviço.

A novidade é mais uma camada de um processo que já acontece na plataforma durante o login: depois de o prestador de serviço incluir um código que lhe é enviado por WhatsApp, ele tira uma selfie que é comparada com uma foto em um banco de dados.

Aplicativos concorrentes como iFood e Uber Eats também contam com verificação de identidade por foto utilizando sistemas automatizados. A diferença é que as duas empresas realizam a checagem de tempos em tempos.

Nos dois casos, o aplicativo pode pedir, aleatoriamente, para que os entregadores tirem uma selfie antes de aceitarem uma viagem ou de ficarem online.

A Uber utiliza o sistema desde 2017 e o iFood começou a implementá-lo há cerca de seis meses.

O Rappi anunciou ainda que irá bloquear contas de entregadores que não cumprirem os termos e condições do aplicativo ou por descumprimento dos protocolos de segurança.

O sistema de reconhecimento facial vai ajudar a prevenir que novas contas sejam abertas por essas pessoas.

A empresa também revelou está trabalhando com uma startup que realiza validação de antecedentes criminais e com as autoridades para verificar a identidade dos entregadores na rua.

VÍDEOS: Veja dicas de segurança digital

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários