Neymar foi chamado de macaco, confirmam especialistas em leitura labial

Por Redação em 20/09/2020 às 22:10:13

Neymar foi, de fato, chamado de macaco pelo zagueiro Álvaro González, do Olympique de Marselha. Neste domingo, 20, especialistas em leitura de labial afirmaram à "TV Globo" que o defensor proferiu a palavra "mono" (macaco, em espanhol) ao atacante do Paris Saint-Germain durante o clássico disputado no último dia 13, válido pelo Campeonato Francês. Os especialistas ouvidos são Luis Felipe Ramos, que faz parte da Associação de Surdos do Rio de Janeiro, Felipe Oliver e Mikel Vidal, tradutores de libras que trabalham para o Instituto Nacional de Educação de Surdos – esse último é filho de colombianos e tem formação avançada em espanhol. "Ele fala a palavra "mono" em espanhol, no momento em que ele, inclusive, fala e vira a boca. Ali fica claro. A gente não conseguiu, por exemplo, perceber o que ele fala antes de falar a palavra "mono". Mas a palavra "mono" foi um trecho que a gente teve consenso na hora em que estava fazendo o trabalho de leitura labial", disse Felipe Oliver.

A ofensa teria acontecido ainda no primeiro tempo da partida, após um desentendimento entre o atacante e o defensor. Neymar foi até o quarto árbitro e disse as palavras "racismo, não!", mas nada foi feito pela equipe de arbitragem. No final do jogo, após uma briga generalizada, Neymar deu um tapa na cabeça de González e recebeu o cartão vermelho. A discussão prosseguiu nas redes sociais, onde Neymar afirmou que o único arrependimento foi não ter "dado na cara" do espanhol; González afirmou que não era racista, insinuou que a situação foi devido à derrota do Paris Saint-Germain e postou uma foto do elenco do Olympique de Marselha – o brasileiro então respondeu criticando-o e dizendo que ele "não era homem de assumir o erro".

Leia também

Neymar é punido com suspensão de dois jogos por confusão com González

TV mostra possível fala homofóbica de Neymar, e tio de rival dá nova versão para suposta ofensa racista

Quem é Álvaro González, zagueiro acusado de racismo por Neymar?

O Olympique de Marselha defendeu González e afirmou que o espanhol não é racista. Um tio do zagueiro afirmou que a palavra pronunciada foi "bobo" e não "mono", em entrevista na Espanha. Neymar foi punido com dois jogos de suspensão por conta do cartão vermelho. O Paris Saint-Germain preparou um dossiê para a defesa do atacante e, caso González seja punido, pode ficar fora de até 10 jogos.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Gazeta

Comunicar erro

Comentários