Ciclo de Capacitação da Fundesporte chega ao 20ª curso para tratar sobre nutrição esportiva na escola

Por Redação em 09/10/2020 às 09:17:07

O Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Física entra na reta final. O 20ª curso da série vai tratar sobre nutrição esportiva no contexto escolar, nesta sexta-feira (09.10), às 14 horas. A videoaula, promovida pela Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), será ministrada no canal oficial da Fundação no YouTube.

Voltado a acadêmicos e profissionais de Educação Física, gestores esportivos e atletas, com ênfase na excelência esportiva, o curso terá como ministrantes as professoras especialistas em Nutrição, Christianne de Faria Coelho Ravagnani e Tatiana Cantarella Sarmento. A mediação ficará por conta de Rodrigo Barbosa de Miranda.

Dentre os assuntos, será explicada a relação entre Nutrição e Educação Física, com ênfase no contexto escolar; abordada a importância da nutrição esportiva para crianças e jovens em idade escolar, principalmente relacionada ao desempenho físico; sugestões de programas de alimentação escolar que podem ser explorados para se criar atividades educativas de nutrição e saúde; além do papel de uma alimentação adequada e saudável durante a pandemia de Covid-19.

Segundo Tatiana Sarmento, que trabalha com nutrição clínica esportiva e fitoterapia funcional, as carências nutricionais podem comprometer o crescimento e desenvolvimento cognitivo do aluno-atleta, agravando-se principalmente durante a prática de atividades físicas. "A nutrição esportiva na idade escolar ajuda a minimizar possíveis carências ou excessos nutricionais, para garantir o desenvolvimento e proporcionar melhor qualidade de vida na fase adulta".

Sobre o Ciclo

O Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Física da Fundesporte abrange 22 cursos. A programação de videoaulas gratuitas ao vivo teve início no dia 4 de agosto e segue até 16 de outubro.

O objetivo é o desenvolvimento dos profissionais que integram o campo da Educação Física, esporte e lazer, mediante a adoção de instrumentos que propiciem meios para o acesso ao conhecimento, a aquisição de novas habilidades e mudança de atitudes, contribuindo com o melhor desempenho nessa área, na busca constante de novas competências.

A série de cursos apresenta diversos conteúdos relacionados ao esporte, como nutrição, psicologia, desenvolvimento motor, avaliação física, métodos de treinamento de base em diversas modalidades (voleibol, basquetebol, futsal, badminton, atletismo, natação, lutas), com foco no contexto escolar. Cada curso tem carga horária de duas horas, com certificação aos participantes, que será emitida a partir de novembro.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo telefone (67) 3323-7225 ou adicione este número e mande uma mensagem pelo WhatsApp.

Lucas Castro, Fundesporte

Foto de destaque: Divulgação

Fonte: Governo MS
Comunicar erro

Comentários