EUA assinam acordo de facilitação comercial com o Brasil

Por Redação em 20/10/2020 às 18:04:56

Nesta segunda-feira (19), os Estados Unidos e o Brasil assinaram um acordo que visa a facilitação do comércio, as boas práticas regulatórias e o combate à corrupção. O presidente Jair Bolsonaro vê essa nova etapa de cooperação entre os dois países com bons olhos e mencionou que também vislumbra um acordo tributário com os norte-americanos no futuro. Em nota conjunta, o Itamaraty e o Ministério da Economia afirmaram que um dos objetivos do pacote é "criar ambiente econômico favorável aos negócios e à reinserção competitiva do Brasil na economia internacional".

O acordo, assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e o representante do Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, são resultado de uma reunião entre Trump e Bolsonaro no início deste ano. O presidente do Brasil demonstrou o seu apoio ao republicano na corrida eleitoral norte-americana nesta terça-feira (20). Um dos pontos estabelecidos no acordo é o mútuo reconhecimento dos Programas de Operadores Econômicos Autorizados (OEA), no qual o Brasil deve entrar em um ano, segundo Guedes.

Leia também

'Espero comparecer à posse do presidente brevemente reeleito', diz Bolsonaro sobre Trump

Ministério da Saúde vai incorporar vacina chinesa no cronograma nacional

Senador diz que escondeu dinheiro na cueca em um ato de impulso; assista

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse ainda que os dois países estão discutindo maneiras de reduzir a dependência brasileira de componentes chineses da infraestrutura de internet 5G. O governo norte-americano alega que esses equipamentos podem trazer risco de espionagem.

Fonte: JP

Comunicar erro

Comentários