"Toda e qualquer vacina está descartada", diz Bolsonaro após polêmica com Doria

Por Redação em 21/10/2020 às 21:08:10

Nesta quarta (21), porém, Bolsonaro atribuiu a declaração à má-fé do governador de São Paulo, João Doria, que participou da reunião. Disse que o valor anunciado é "vultoso" e que está afinado com o ministério da Saúde "na busca de uma vacina confiável ".

O presidente, no entanto, afirmou também ter mandado cancelar um protocolo de intenções do ministério que falava sobre a compra da vacina. "Não abro mão da minha autoridade."

A Folha mostrou que o ministro Eduardo Pazuello enviou no dia 19 de outubro ao diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, um ofício em que confirmava a compra de 46 milhões de doses da Coronavac.

"Fora isso é especulação e jogo político", disse Bolsonaro. "A população já está inalada com discursos de terrorismo desde o início da pandemia. Perseguimos a vacina, lá atrás destinamos recursos a Oxford, não para comprar vacina, mas para participar de pesquisa e desenvolvimento com uma cota de vacina para nós. Nada será despendido agora com uma vacina chinesa que eu desconheço."

Anteriormente, o presidente já havia criticado a Coronavac ao atacar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Os dois travam um debate público sobre a obrigatoriedade de tomá-la.

Atualmente, o Brasil tem quatro testes de vacinas em andamento. Além da Sinovac, há uma desenvolvida em parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, e que será produzida pela Fiocruz.

A Anvisa também já deu aval a estudos clínicos de uma vacina em desenvolvimento pela Pfizer e de outra da Janssen, braço farmacêutico da Johnson&Johnson.

Publicado primeiro em Banda B » "Toda e qualquer vacina está descartada", diz Bolsonaro após polêmica com Doria

Fonte: Banda B

Comunicar erro

Comentários