EUA voltam a prorrogar prazo para ByteDance vender TikTok

Por Redação em 26/11/2020 às 11:01:56
Sob pressão do governo do presidente Donald Trump, empresa chinesa está em negociações há meses com o Walmart e a Oracle. Nova data para concretização da compra é 4 de dezembro. TikTok enfrenta pressão para ser vendido nos EUA.

Dado Ruvic/Illustration/Reuters

O governo norte-americano concedeu nesta quarta-feira (25) à ByteDance uma nova prorrogação de sete dias de uma ordem de desinvestimento que instruía a empresa chinesa a vender seu aplicativo de compartilhamento de vídeos TikTok, segundo informações do processo judicial.

Em meados de novembro, já havia sido dada uma prorrogação de 14 dias da ordem emitida em agosto, que expiraria na sexta-feira (27). O novo prazo é 4 de dezembro, disse a TikTok.

TikTok X Trump: entenda

Sob pressão do governo do presidente Donald Trump, a ByteDance está em negociações há meses para finalizar um acordo com o Walmart e a Oracle para transferir os ativos da TikTok nos EUA para uma nova entidade. O Tesouro norte-americano não comentou imediatamente nesta quarta-feira.

O presidente norte-americano acusa o aplicativo de compartilhar informações dos usuários com Pequim, algo que a ByteDance nega.

Novela do TikTok nos EUA

A "novela" do TikTok nos EUA se arrasta a pelo menos 4 meses. Um primeiro prazo para a venda de parte do aplicativo a empresas locais venceu em agosto. Apesar de, naquele mês, a proprietária do app, ByteDance, ter divulgado a intenção de negociar com a Oracle, nada se concretizou até agora.

Trump chegou a acenar positivamente para a proposta, mas o negócio segue à espera do aval do governo americano e envolveria também a gigante do varejo Walmart.

Entenda o que é o TikTok em 1 minuto

Conheça o TikTok, o app que incomoda Donald Trump

Como o aplicativo chinês conquistou milhões de usuários

TikTok: o aplicativo chinês que conquistou milhões de usuários

Assista aos vídeos mas vistos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários