Após tropeços, São Paulo vê chances de ser campeão do Brasileiro diminuírem

Por Redação em 18/01/2021 às 14:32:28
Após perder dois jogos seguidos e empatar com o Athletico Paranaense neste domingo, 17, o São Paulo caiu de rendimento e viu sua gordura de sete pontos na liderança do Campeonato Brasileiro cair para apenas um contra o Internacional. O Tricolor Paulista lidera o torneio com 57 pontos e pode ser deixado para trás na quarta-feira, 20, se perder no confronto direto para os gaúchos, que tem 56. A possibilidade de perder o título assusta e, nas contas do matemático Tristão Garcia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a probabilidade está baixo. De acordo com os números, o São Paulo tem 43% de chances de ser campeão e o Inter, 27%. Garcia considera para os cálculos principalmente o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes. O sistema criado por ele leva em consideração também a dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local. Os números de Tristão são semelhantes aos calculados por Marcelo Leme de Arruda, doutor em Estatística pela USP. Para ele, a probabilidade de a equipe de Fernando Diniz conquistar o Brasileiro é de 44%. Na sequência estão Internacional e Atlético-MG, com 23% e 17%, respectivamente. Para chegar a esses números, Arruda usa como base probabilidades de vitória, empate e derrota calculadas para cada jogo que ainda será realizado no campeonato, a partir de simulações.

No entanto, existem cálculos menos otimistas. Para integrantes do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), as chances de o São Paulo ser campeão passaram para 34% após a última rodada. O Inter aparece com 28%. Pressionado após três jogos sem vitória, durante coletiva de imprensa Diniz tentou tirar o peso do jogo de quarta-feira, no Morumbi. “Decisão tem sido todos os jogos no campeonato, você vai somando ponto para poder ser campeão. É assim que encaramos desde que começou. Vamos encarar, assim como hoje também. Mas não vai terminar o campeonato na quarta-feira, qualquer que seja o resultado”, disse.

Abel Braga, técnico do Inter, teve um discurso parecido depois da vitória dos colorados por 4 a 2 contra o Fortaleza, também neste domingo. “Não sei se o resultado de quarta-feira define. Estamos correndo atrás do São Paulo. O Atlético-MG está atrás conosco. A dificuldade é muito grande, mas é no dia a dia, jogo a jogo”, explicou.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Gazeta

Comunicar erro

Comentários