Indígena Sidrolandense é a primeira vacinada em Mato Grosso do Sul

A vacinação aconteceu às 18h desta segunda-feira (18), e marcou o início do processo de imunização em Mato Grosso do Sul

Por Redação em 18/01/2021 às 22:22:53

Domingas da Silva de 91 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada em Mato Grosso do Sul, durante um evento simbólico realizado nesta quarta-feira (18) no Hospital Regional, marcando o início das vacinações no estado, moradora da Aldeinha do Tereré em Sidrolândia, a indígena esbanja felicidade em viver o momento.

Segundo ela, a vacinação deve acontecer, para o bem de nossa saúde e de todos. "Quando soube, fique "Graças a Deus, Graças a Deus", se é pra gente tomar essa vacina, vamos tomar", pontuou a senhora .

Conforme Domingas, a cacique da comunidade lhe telefonou e avisou que ela seria vacinada, sendo uma grande surpresa. " Falei para minha filha, vamos lá tomar a vacina".

Últimas notícias
Quando questionada sobre ter medo da vacina, e sobre parte da população ser contra, a senhora indígena, gentilmente explicou que fica sem jeito quando escuta pessoa que são contra o imunizante.

"A gente fica sem jeito quando eles falam que não vão tomar vacina, falei para minha filha se é para gente tomar, vamos tomar, é importante para nossa saúde, e nossa amizade com todos", relatou.

Maria Bezerra de Carvalho que completará seus 83 anos na próxima segunda-feira, foi a segunda pessoa vacinada, idosa institucionalizada no Asilo São João Bosco, ela relata que foi avisada pelo enfermeiro que contou a novidade.

"Eu já estou acostumada com muitas surpresas no caminho da vida, eu acredito que a vacina é uma saída boa, as pessoas tem medo que ela cause algum transtorno, mas ela é importante". disse a senhora.

Ela ainda relatou que a onde vive todos os seus amigos estão torcendo e ansiosos para serem vacinados.

O médico nefrologista Márcio Estevão Midom, de 43 anos, foi a terceira pessoa a receber a vacina, e o primeiro profissional da linha de frente.

Ele trabalha no Hospital Regional em Campo Grande, estabelecimento que é referência para o tratamento da doença.

O profissional atendeu mais de 100 pacientes graves que precisaram de ventilação mecânica, viu a angústia dos pacientes e familiares na luta contra o vírus, Midom acredita que o atual momento é de esperança a todos os brasileiros.

"Atuou na linha de frente desde março, agora com a pandemia não existe mais especialidade, todos foram recrutados. É difícil descrever o que está acontecendo, no começo estava ansioso, agora estou muito feliz e com esperança", explicou o médico.

O breve evento simbólico marcou o início da campanha de vacinação contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul.

No local estavam as presentes figuras: governador Reinaldo Azambuja, o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, a diretora presidente do HRMS, Rosana Leite de Melo, a vice prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes e outras autoridades.

MS é o sexto estado a iniciar a vacinação no país.

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Comunicar erro

Comentários