Covid-19: Senadora Soraya pede inclusão de pessoas com sĂ­ndrome de Down como prioridade na vacinação

Pedido feito ao MinistĂ©rio da SaĂșde foi baseado em estudo da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP

Por Assessoria de Comunicação em 20/01/2021 às 10:33:49
Senadora Soraya Thronicke/ Foto: Assessoria

Senadora Soraya Thronicke/ Foto: Assessoria

Nesta terça-feira (19), a senadora Soraya Thronicke protocolou ofĂ­cio ao Ministério da SaĂșde para incluir as pessoas com sĂ­ndrome de Down entre os grupos de prioridades do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

A solicitação foi feita com base no estudo da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, que defende que "indivĂ­duos com sĂ­ndrome de Down tĂȘm maior incidĂȘncia de doenças infecciosas, especialmente infecções respiratórias como a pneumonia bacteriana, quando comparados com pessoas do mesmo sexo e idade que não apresentam trissomia do cromossoma 21", segundo o parecer técnico.

Até o momento, o Plano do Ministério da SaĂșde não contempla os indivĂ­duos com sĂ­ndrome de Down entre os grupos prioritĂĄrios, e não hĂĄ previsão para vacinação dessas pessoas nas primeiras fases. Ainda, de acordo com o estudo, "a maior incidĂȘncia de infecções respiratórias é uma das razões que justificam que o indivĂ­duo com sĂ­ndrome de Down segue um calendĂĄrio vacinal especĂ­fico que inclui especialmente vacinas para infecções por bactérias capsuladas". Portanto, por apresentarem tantos fatores de risco para a evolução mais grave da doença, o grupo deve ser incluĂ­do entre a população para a vacinação contra a infecção de Covid-19.


Assessoria de Comunicação Senadora Soraya Thronicke

Fonte: Região MS Noticias

Comunicar erro

ComentĂĄrios