Menos BrasĂ­lia, mais Brasil: para planejamento da Senasp passa por demandas da segurança pĂșblica do MS

Por Redação em 22/01/2021 às 13:11:06

  • O secretĂĄrio Nacional de Segurança PĂșblica do Ministério da Justiça e Segurança PĂșblica (Senasp/MJSP), Carlos Renato Paim estĂĄ em Mato Grosso do Sul para uma visita técnica, que conta também com as presenças do assessor especial Juruebe de Oliveira JĂșnior, do diretor adjunto da Diretoria de PolĂ­ticas de Segurança (DPSP), Nelson Gonçalves de Souza e do diretor de Gestão e Integração de Informações (DGI), Bilmar Angelis de Almeida Ferreira.

    Na manhã desta quinta-feira (21), a equipe da Senasp foi recepcionada pelo secretĂĄrio de Estado de Justiça e Segurança PĂșblica, Antonio Carlos Videira e participou de uma reunião no gabinete da Sejusp, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Na sequĂȘncia houve uma segunda reunião no auditório da Sejusp, com as presenças dos representantes das instituições de segurança pĂșblica do estado.

    Conforme Carlos Paim, a visita técnica é um pedido do ministro da Justiça, André Mendonça, e tem por objetivo uma maior aproximação com o estado. "Nós precisamos entender a realidade que existe no Mato Grosso do Sul, para ter um olhar de planejamento e de gestão mais apropriado, mais especĂ­fico, para poder viabilizar entregas e fomentar essa parceria do Governo Federal com o estado", explicou o titular da Senasp.

    O secretĂĄrio Estadual de Justiça e Segurança PĂșblica aproveitou o encontro para pontuar os impactos das ações de repressão ao trĂĄfico. Segundo Videira, as apreensões de entorpecentes pelas forças de segurança estaduais ao longo de 2020, que ultrapassaram 750 toneladas acabou sobrecarregando o sistema. "A apreensões de drogas tem um impacto direto no sistema penitenciĂĄrio, para a polĂ­cia judiciĂĄria que tem hoje um grande volume de inquéritos policiais, na perĂ­cia criminal que estĂĄ sobrecarregada, com vultuosa demanda de exames e laudos periciais", lembrou.

    Conforme Videira, na reunião com a comitiva da Senasp foram apresentadas demandas que vão desde helicóptero, munições, equipamentos de proteção individual, até capacitação para os profissionais da segurança pĂșblica. "Nós demos encaminhamentos aos pedidos de cada uma das instituições e vamos aguardar a vinda do ministro da Justiça [André Mendonça], no próximo dia 4 de fevereiro, para alinharmos quanto ao atendimento dessas demandas", afirmou.

    PerĂ­cia Criminal

    Na apresentação que fez à equipe da Senasp, a coordenadora geral de PerĂ­cias, Glória Suzuki, destacou que em 2020 foram emitidos em Mato Grosso do Sul 40,6 mil laudos periciais e mais de 88,1 mil carteiras de identidade. E lembrou de que 2015 a 2020 foram investidos mais de R$ 6,8 milhões na perĂ­cia criminal, sendo que boa parte desses recursos é do estado.

    "Houve melhoria nas estruturas e hoje entre as nossas demandas urgentes estão a realização de concurso pĂșblico para todos os cargos, construção e operacionalização de um prédio próprio e individualizado para o Instituto de AnĂĄlises Laboratoriais Forenses, implantação de centrais de custódia de materiais na capital e no interior e incremento no percentual do SUSP que é destinado para as perĂ­cias dos estados localizados na região de fronteira", disse Glória.

    PolĂ­cia Civil

    O Delegado Geral da PolĂ­cia Civil, Marcelo Vargas, também pediu apoio nas demandas da perĂ­cia, com o objetivo de dar celeridade aos inquéritos policiais em trĂąmite nas delegacias de Mato Grosso do Sul. "Hoje nós temos um volume muito grande de inquéritos e dar condições de trabalho à perĂ­cia é agilizar a conclusão desses procedimentos", frisou.

    Vargas também apresentou dados da violĂȘncia contra a mulher e destacou a importĂąncia das Sala LilĂĄs, projeto que foi implantado em Mato Grosso do Sul por meio da Subsecretaria de PolĂ­ticas PĂșblicas para as Mulheres. "A primeira sala foi viabilizada pela subsecretĂĄria Luciana Azambuja e implantada no Imol em 2015, nos encampamos essa ideia e em 2019 implantamos 3 Salas LilĂĄs, em SidrolĂąndia, Rio Negro e Ribas do Rio Pardo e em 2020 outras 4 unidades em Nova Alvorada do Sul, Bonito, Terenos e Maracaju, melhorando e humanizando atendimento às mulheres vĂ­timas de violĂȘncia", garante.

    PolĂ­cia Militar

    O Comandante Geral da PolĂ­cia Militar em ExercĂ­cio, coronel Renato dos Anjos Garnes, apresentou as estruturas da instituição, destacou a importĂąncia do trabalho ostensivo e preventivo desenvolvido pela PM, bem como da integração entre as forças de segurança pĂșblica. "Os investimentos em estruturas, equipamentos, inteligĂȘncia e capacitação permitiram a integração entre as forças estaduais e federais, melhorando assim os Ă­ndices e refletido em melhores serviços à população".

    Quem também atribui aos investimentos os bons resultados e melhor atendimento é a PolĂ­cia Militar RodoviĂĄria Estadual, que é um braço da PM, responsĂĄvel pela segurança nas estradas que cortam o estado. Conforme o subcomandante da unidade, major João Paulo Chink, em 2020 foram mais de 9,4 solicitações de serviço, 15,7 mil atendimentos gerais e 1,3 mil atendimentos de urgĂȘncias e emergĂȘncias.

    "Graças aos esforços para equipar a PolĂ­cia Militar RodoviĂĄria, nós também apreendemos 128,8 toneladas de drogas, 332 veĂ­culos em 2020, com aumentos significativos de apreensões, menos drogas chegaram aos grandes centros, proporcionando assim mais segurança para a população não só de Mato Grosso do Sul, mas do Brasil", assegura o subcomandante.

    Fronteira

    Aumento nas apreensões registrou também o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), que em 2020 tirou de circulação mais de 1 milhão de maços de cigarros, 124 veĂ­culos roubados ou furtados e prendeu 680 criminosos, envolvidos principalmente com o narcotrĂĄfico, o contrabando e o descaminho.

    O diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva lembrou durante a sua apresentação os integrantes da Senasp, que em apenas 8 ocorrĂȘncias de trĂĄfico de drogas o Departamento apreendeu mais de 100 toneladas de drogas no ano passado. "Nós refinamos o policiamento de fronteira, focamos na inteligĂȘncia e na integração e com isso conseguimos os resultados que os senhores tem visto, entre eles estĂĄ a maior apreensão de drogas do paĂ­s, mais de 33 toneladas".

    O secretĂĄrio Nacional de Segurança afirmou que a fronteira é um desafio permanente. "As condições de trabalho não são tão simples, envolve investimentos em logĂ­stica, capacitação, efetivo e nós temos que conhecer, conversar com as pessoas que estão operando nesses locais para ter uma dimensão de como contribuir, porque hoje se nós temos bons resultados de apreensões é porque os profissionais que lĂĄ atuam estão fazendo um trabalho de maestria, com o notĂĄvel conhecimento adquirido na região", disse Paim, que incluiu Dourados no roteiro da visita técnica.

    Combate a queimadas

    Outro tema amplamente debatido na reunião entre Sejusp e Senasp nesta quinta-feira, foi o combate às queimadas. O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Joilson do Amaral mostrou o trabalho de combate aos incĂȘndios ao longo do ano passado, principalmente no Pantanal e região norte de Mato Grosso do Sul, falou sobre a necessidade de equipar os bombeiros, com foco em ações futuras e pediu apoio da Senasp para projetos que garantem investimentos de mais de R$ 84,8 milhões. "São recursos que serão investidos na aquisição de duas aeronaves, sendo um helicóptero e um Air Tractor e também em um caminhão tanque".

    O Comandante dos Bombeiros Militar também sugeriu a destinação direta de recursos financeiros do SUSP aos Corpos de Bombeiros Militares, criação de eixo de Prevenção e Pronta Resposta às EmergĂȘncias, dentro da PolĂ­tica Nacional de Segurança PĂșblica e Defesa Social e do Sistema Único de Segurança PĂșblica, com recursos do Fundo Nacional de Segurança PĂșblica. "Nós também pedimos a regulamentação da mobilização temporĂĄria de bombeiros com vistas ao atendimento de desastres em nĂ­vel nacional" finalizou.

    A reunião na Sejusp contou também com a presença do adjunto da Sejusp, coronel Ary Carlos Barbosa, do secretĂĄrio Municipal de Segurança PĂșblica de Campo Grande, Valério Azambuja, do superintendente de Planejamento, Projetos e Ações Integradas de Segurança PĂșblica, coronel Adriano Rampazo, do superintendente de InteligĂȘncia de Segurança PĂșblica, Antônio Carlos Costa Mayer, do Delegado Geral Adjunto, Adriano Garcia Geraldo, a coordenadora de InformĂĄtica e Tecnologia da Sejusp, RosĂąngela Carneiro e de representantes da PolĂ­cia Civil, PolĂ­cia Militar e Corpo de Bombeiros.

    Joelma Belchior, Sejusp

    Fotos: Edemir Rodrigues

Fonte: Governo - MS

Tags:   GeralPolitica
Comunicar erro

ComentĂĄrios