Senasp vai à fronteira conhecer trabalho das forças de segurança do Estado

Por Redação em 22/01/2021 às 17:42:03
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretĂĄrio Nacional de Segurança PĂșblica, Carlos Renato Paim, acompanhado do secretĂĄrio Estadual de Justiça e Segurança PĂșblica, Antonio Carlos Videira, e do diretor de PolĂ­ticas de Segurança PĂșblica da Senasp, Nelson Gonçalves de Souza, sobrevoaram Ponta Porã e a região de fronteira de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (22).

O sobrevoo faz parte da visita técnica da equipe da Senasp ao Estado, que tem como objetivo conhecer de perto a realidade da segurança pĂșblica local e o trabalho das polĂ­cias estaduais, que no ano passado apreenderam mais de 750 toneladas de drogas.

Os secretĂĄrios Nacional e Estadual de Segurança PĂșblica estiveram também na sede do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) em Dourados, onde participaram de uma reunião com policiais da unidade, da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e dos municĂ­pios localizados na fronteira.

"Faz parte da nossa gestão conhecer a ponta, para conhecermos e entender a realidade do ponto de vista de quem estĂĄ na fronteira, fazendo um policiamento numa região tão complexa", destacou Paim.

Na sede do DOF o diretor do Departamento, coronel Wagner Ferreira da Silva, o titular da Defron, delegado Ricardo Cavagna, e o secretĂĄrio Antonio Carlos Videira fizeram um panorama das ações de repressão aos crimes transfronteiriços realizadas em Dourados e região. "Apresentamos a nossa realidade, que é de um Estado que apreende 900 quilos de maconha sendo transportados em bicicletas e que em uma Ășnica apreensão tira de circulação mais de 33 toneladas de drogas, como aconteceu no ano passado em Maracaju", lembrou o diretor do DOF.

O secretĂĄrio Estadual de Segurança PĂșblica pediu que Paim faça gestão junto ao Ministério da Justiça e Segurança PĂșblica, no sentido de melhorar a polĂ­tica sobre drogas, especialmente no que diz respeito ao confisco e leilão de bens apreendidos com o trĂĄfico, bem como do retorno dos valores arrecadados para a segurança pĂșblica. "Queremos instrumento de trabalho e, mais que isso, minimizar os impactos da efetividade das polĂ­cias estaduais, com uma polĂ­tica que desafogue os nossos pĂĄtios, o que não é somente uma questão de segurança, mas de saĂșde pĂșblica", disse Videira.

Paim garantiu que levarĂĄ as demandas da segurança do Estado para o Ministro André Mendonça. "Nós também pretendemos criar dentro da Senasp um Observatório de Segurança PĂșblica para acompanhar de perto o andamento de ações e projetos voltados aos estados e para fazer um estudo do fenômeno criminal, para quando alguém me perguntar porque as apreensões de drogas aumentaram no Mato Grosso do Sul, por exemplo, consigamos partir da certeza e não do achismo", frisou.

A visita técnica na fronteira de Mato Grosso do Sul, que incluiu vistoria às obras da nova sede do DOF em Dourados, que conta também com recursos federais, teve as presenças do delegado-geral Adjunto da PolĂ­cia Civil, Adriano Garcia Geraldo, do comandante-geral da PolĂ­cia Militar em exercĂ­cio, coronel Renato dos Anjos Garnes, do superintendente de InteligĂȘncia de Segurança PĂșblica da Sejusp, Antônio Carlos Costa Mayer, e do delegado Regional de Dourados, Lupércio Degerone.

Joelma Belchior, Sejusp


Fonte: Policia

Tags:   GeralDestaque
Comunicar erro

ComentĂĄrios