Anvisa aprova registro da vacina da Pfizer eficaz contra Covid já com uma dose

Por Redação em 23/02/2021 às 10:54:22

A aprovação foi comunicada em nota pelo presidente da agência, Antonio Barra Torres, na manhã desta terça-feira, 23.

Leia a íntegra da nota:

Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.

O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.

Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas.

Esse é o nosso compromisso.

Eficácia

A primeira dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNtech é 85% eficaz duas a quatro semanas após sua administração, segundo um estudo da revista científica The Lancet realizado com os profissionais de saúde do maior hospital de Israel.

O país lançou em 19 de dezembro uma grande campanha de vacinação contra a covid-19 após um acordo com a Pfizer que permitiu Israel obter rapidamente milhões de doses em troca de fornecer dados biomédicos sobre o efeito da vacina.

Até agora 4,23 milhões de israelenses (47% da população) receberam ao menos a primeira dose da vacina – deles, 2,85 milhões (32%) já tiveram a segunda dose necessária -, segundo o ministério da Saúde.

Recentes estudos israelenses estabeleceram em 95% a eficácia da vacina uma semana depois da segunda dose e este novo estudo do hospital Sheba, localizado perto de Tel-Aviv, a considera 85% eficaz entre duas e quatro semanas após a primeira dose.

Fonte: Banda B

Comunicar erro

Comentários