"Compra de vacinas por empresas é imoral", critica fundador da Anvisa

Por Redação em 11/04/2021 às 11:50:06

 

O texto do projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (6/4) permite que empresas comprem vacinas contra a Covid-19 para imunizar funcionários. A proposta mantém a exigência de doação dos imunizantes ao SUS (no mesmo montante do comprado para uso particular), mas permite que firmas usem cota privada enquanto governo ainda vacina grupos prioritários.

A preocupação da comunidade médico-científica é que a liberação crie um abismo na imunização. Enquanto o governo tenta comprar doses para acelerar a imunização de grupos prioritários, que têm mais risco de morrer em caso de adoecimento, empresas poderiam vacinar outros públicos. A conta não fecha. Não há produção mundial suficiente para garantir o insumo para a rede pública e a iniciativa privada.

Em entrevista ao Metrópoles, o médico, com longa carreira na gestão de Saúde, criticou o projeto e fez alertas. “É uma perda de tempo e uma discussão idiota liberar a compra de vacina para empresas. Compra de vacina por empresas é imoral”, sentenciou.

Para ler a matéria completa no portal Metrópoles, parceiro da Banda B, clique aqui.

Fonte: Banda B

Comunicar erro

Comentários