Em Curitiba, 97% dos vacinados voltaram para tomar a segunda dose

Por Redação em 13/04/2021 às 13:24:32

Outra forma de acompanhar o prazo certo da segunda dose é pelo cronograma divulgado pela Prefeitura de Curitiba, diariamente nas redes sociais e na página prefeitura.

A Secretaria de Saúde de Curitiba tem ligado para alertar os faltantes da segunda dose. Além da ligação, também é enviada mensagem pelo aplicativo Saúde Já.

As duas vacinas aprovadas no Brasil têm prazos diferentes para a segunda dose, conforme recomendação dos fabricantes. No caso da Coronavac (Instituto Butantan), a segunda aplicação deve ocorrer entre o 21º e o 28º dia após a primeira dose.

Para quem recebeu a vacina AstraZeneca, da Fiocruz, a recomendação é de que a segunda dose ocorra 90 dias após a primeira.

Dúvidas sobre a segunda dose da vacina

Quando devo receber a segunda dose?

Caso a vacina seja Coronavac, o período para a segunda dose é entre o 21º e o 28º dia após a primeira. No caso da AstraZeneca, a segunda dose deve ser feita após o 90º dia a primeira aplicação.

Como conferir o dia da segunda dose?

Idosos pela data anotada na carteirinha de vacinação ou pelo a data do cronograma da 2ª dose divulgado pela Prefeitura Curitiba. Os profissionais de saúde e trabalhadores das forças de segurança pelo Aplicativo Saúde Já.

Se a data da minha segunda dose anotada na carteirinha for diferente do cronograma divulgado pela Prefeitura, o devo fazer?

Pode escolher, desde que a vacina da segunda dose esteja nos prazos certos: entre o 21º e 28º após a primeira dose da Corovanac e de 90 dias caso tenha recebido a primeira dose da AstraZeneca.

Perdi minha carteirinha, como faço para consultar o prazo da minha segunda dose?

Quem não recebeu ou perdeu a carteirinha pode consultar a data da aplicação e o laboratório da vacina, na plataforma Saúde Já, pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

Fonte: Banda B

Comunicar erro

Comentários