Divida

Com mais baixa estação chuvosa em 10 anos, Pantanal já tem 80% das propriedades afetadas

Por Redação em 09/06/2021 às 07:13:05

 

A irregularidade de chuvas reduz o nível dos rios e j√° afeta a navegabilidade. Em Porto Murtinho a média seria 436 centímetros acima do nível mínimo e a régua mostra apenas 148, com diminui√ß√£o constante, apontou o secret√°rio. Em Lad√°rio, a previs√£o é de que em outubro, o nível fique em 40 centímetros abaixo do mínimo. “J√° temos que pensar em medidas paliativas, sobretudo quanto ao abastecimento das cidades”, frisou.

Crise Hídrica na Bacia Hidrogr√°fica do Rio Paran√°

Nesta segunda-feira (7), o Gerente de Recursos Hídricos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Sampaio, participou da reuni√£o da Sala de Crise da Bacia do Paran√° realizada pela ANA e também com a participa√ß√£o de técnicos do CEMADEN, CPRM, ONS (Operador Nacional do Sistema) e representantes dos governos e órg√£os ambientais dos seis estados brasileiros percorridos pela bacia (Minas Gerais, Goi√°s, Mato Grosso do Sul, S√£o Paulo, Santa Catarina e o Distrito Federal).

Os dados climatológicos apresentados na reuni√£o apontam que n√£o h√° indicativo de possibilidade de melhora nos próximos meses e mantêm-se vigentes as orienta√ß√Ķes e recomenda√ß√Ķes da  Resolu√ß√£o n¬ļ 77/2021, publicada pela ANA no Di√°rio Oficial de 1¬ļ de junho, com a Declara√ß√£o de Situa√ß√£o Crítica de Escassez Quantitativa de Recursos Hídricos da Regi√£o Hidrogr√°fica do Paran√° até 30 de novembro de 2021.

Conforme os dados da ANA, a Bacia Hidrogr√°fica do Rio Paraguai é a bacia com maior capacidade instalada de gera√ß√£o de energia hidroelétrica do país, com 57 grandes reservatórios, sendo Itaipu o de maior capacidade instalada, com 14.000 megawatts. Cerca de 1/3 da popula√ß√£o brasileira vive nessa √°rea, sendo, portanto, a bacia com maior demanda por √°gua.

Na reuni√£o, foi informado que o chamado “uso n√£o consultivo” j√° est√° sendo prejudicado pela estiagem, como a gera√ß√£o de energia hidrelétrica, turismo e lazer e navega√ß√£o na Bacia do Rio Paran√°. Uma das propostas no momento, para garantir a gera√ß√£o e energia e condi√ß√Ķes de navegabilidade em alguns trechos, é de que sejam feitos esfor√ßos conjuntos para a manuten√ß√£o do nível dos reservatórios em pelo menos 15% de sua capacidade.

Jo√£o Prestes e Marcelo Armôa, Semagro
Foto:Chico Ribeiro

Fonte: Governo - MS

Comunicar erro

Coment√°rios

Stilus outro