Contar apresenta projeto que pede divulgação dos recursos federais destinados para o combate à Covid

Por Assessoria Capitão Contar em 11/06/2021 às 17:13:53
Dep. Capitão Contar/Foto: Assessoria

Dep. Capitão Contar/Foto: Assessoria

A transparĂȘncia das ações pĂșblicas é o principal meio para acompanhar a aplicação dos recursos pĂșblicos, desta forma, é imprescindĂ­vel a divulgação objetiva dos repasses do Governo Federal, a quantia referente a suspensão do pagamento da dĂ­vida com a União e a correlação desses recursos com as ações da Covid-19.

Em março de 2021, o deputado Estadual Capitão Contar, protocolou o Projeto de Lei 063/2021, que estĂĄ em tramitação na Alems (Assembleia Legislativa de MS) e determina a divulgação pĂșblica e ampla das informações relativas aos valores das transferĂȘncias realizadas pelo Governo Federal, bem como a quantia referente à suspensão do pagamento da dĂ­vida com a União e suas aplicações pelo Governo do Estado no combate a Covid-19.

"O Governo Federal repassou milhões para Estados e MunicĂ­pios aplicarem no combate à pandemia, mesmo assim, temos falta de UTI"s, falta de medicamentos, equipamentos e profissionais. Se realmente utilizamos todos os recursos enviados, não hĂĄ motivos para que o Governo Estadual não promova meios para que todos os cidadãos sul-mato-grossenses possam identificĂĄ-los", diz o Deputado.

É importante ressaltar que o relatório TC/4083/2020, com o acompanhamento das medidas tomadas pela Secretaria Estadual de SaĂșde para o enfrentamento da pandemia causada pelo covid-19, destacou que "O aperfeiçoamento do portal é mister para a realização do acompanhamento das ações pelos órgãos de controle e também pelos demais segmentos da sociedade, em sede de controle social, evitando-se assim malversação dos recursos pĂșblicos".

Ressaltou ainda a constatação de aquisição de mĂĄscaras de tripla proteção estĂĄ em desacordo com o princĂ­pio da economicidade; ausĂȘncia dos requisitos para aquisição de testes tipo RT-PCR por inexigibilidade de licitação; necessidade de observação de pressupostos fundamentais para a realização de compras vantajosas e que tragam economia ao erĂĄrio.

Também foi realizada pelo Ministério PĂșblico de MS a Operação "PenĂșria", como parte de investigação de superfaturamento na aquisição de 60.000 cestas bĂĄsicas, de acordo com a denĂșncia encaminhada pelo Deputado Capitão Contar.

Assim, com tantos apontamentos de indĂ­cios de falta de eficiĂȘncia na aplicação de recursos de combate à Pandemia e operação de investigação de recursos aplicados em ações decorrentes da Pandemia, precisamos sim, contar com ferramentas que permitam a identificação dos recursos e como foi realizada a aplicação.

Segundo o texto, torna-se obrigatória a divulgação pĂșblica e ampla dos valores recebidos e dos decorrentes da suspensão do pagamento da dĂ­vida com a União, evidenciando a correlação entre esses recursos e as ações desenvolvidas, conforme prevĂȘ a Lei Complementar Federal n Âș 173, de 27 de maio de 2020. O texto diz ainda que, a divulgação deve ser de maneira clara, concisa e de fĂĄcil entendimento para toda população;

Mesmo com os recursos federais enviados e arrecadação de impostos batendo recordes, estamos com falta: de leitos de UTI, remédios e equipamentos nos hospitais e de novos profissionais para atender o crescimento exponencial de demanda, fazendo com os que estão na frente de batalha trabalhem sobrecarregados. E onde foram utilizados os recursos federais? Como foram utilizados? Não sabemos! E só tendo conhecimento de como estão gerindo esses recursos que poderemos entender de que forma estĂĄ sendo realizado o combate à Pandemia.

Fonte: Assessoria Capitão Contar

Comunicar erro

ComentĂĄrios