Programa de assistĂȘncia a órfãos do feminicĂ­dio pode se tornar realidade com Projeto de Capitão Contar

Programa serĂĄ voltado à promoção de atenção multissetorial para crianças e adolescentes cujas as mães foram vĂ­timas de feminicĂ­dio

Por Redação em 28/06/2021 às 10:44:05
Capitão Contar/Foto: Assessoria

Capitão Contar/Foto: Assessoria

Segundo dados divulgados pelo Mapa do FeminicĂ­dio, Mato Grosso do Sul, registrou em 2020, 40 casos de feminicĂ­dios consumados. Dessas 40 mulheres assassinadas, 30 eram mães, que deixaram órfãos 85 filhos, de diferentes idades. Os nĂșmeros demonstram a extensão do mal que os assassinatos por feminicĂ­dio causam. Pensando nesse problema, o Deputado Estadual Capitão Contar, propôs na Alems (Assembleia Legislativa de MS) Projeto de Lei para estabelecer diretrizes para a instituição do Programa de Proteção aos Órfãos do FeminicĂ­dio, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, e dĂĄ outras providĂȘncias.

"O FeminicĂ­dio é uma tragédia para toda famĂ­lia, principalmente, para os filhos das vĂ­timas, que além da perda brutal da mãe, acabam órfãos, desamparados e com sequelas psicológicas que podem se estender por toda a vida. Nesse sentido, é fundamental que o Poder PĂșblico ofereça um programa de auxĂ­lios e acompanhamento com equipe multidisciplinar, para que eles possam ter uma oportunidade de sobreviver de forma saudĂĄvel", defende Contar.

O projeto visa garantir o atendimento psicossocial a essas crianças e adolescentes cujas mães foram vĂ­timas de FeminicĂ­dio, podendo compreender ainda, após regulamentação pelo Poder Executivo, a promoção do direito à assistĂȘncia social, saĂșde, alimentação, moradia, educação e assistĂȘncia jurĂ­dica gratuita, para os órfãos e seus responsĂĄveis legais. Para tanto, considera-se como criança, a pessoa até 12 anos de idade incompletos e adolescente, aquela entre 12 e 18 anos de idade.

Caso seja aprovado, o PL prevĂȘ a mesma aplicação aos filhos de mulheres vĂ­timas de violĂȘncia doméstica, sempre que solicitado por um dos órgãos da rede de proteção de defesa da mulher.

Fonte: Assessoria do dep. Capitão Contar

Comunicar erro

ComentĂĄrios