Azitromicina tem mesmo efeito de placebo contra Covid, diz estudo

Por Redação em 19/07/2021 às 16:47:11
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é metropoles-1-1.jpg

Um estudo da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, comprova que o antibiótico Azitromicina não é mais eficaz do que placebo na prevenção dos sintomas da Covid-19. As análises de pessoas infectadas que não foram hospitalizadas também apontam para uma maior chance de desenvolver a forma grave da doença entre aqueles que tomaram o antibiótico.

“Essas descobertas não apoiam o uso rotineiro de Azitromicina contra a infecção por Sars-CoV-2 ambulatorial”, informou a principal autora do estudo, Catherine Oldenburg, pesquisadora da Universidade da Califórnia em São Francisco.

Foto: Agência Brasil

A pesquisa, que foi conduzida em parceria com a Universidade de Stanford, também nos Estados Unidos, foi publicada na sexta-feira (16/7) no periódico científico Journal of the American Medical Association.

A equipe de cientistas observou 263 voluntários que testaram positivo para Sars-CoV-2 uma semana antes de começarem o estudo. Nenhum estava hospitalizado naquele momento. Em um processo de seleção aleatória, 171 voluntários receberam uma única dose oral de 1,2 gramas de Azitromicina e 92 receberam um placebo idêntico. No 14º dia do estudo, metade dos participantes permaneceu sem sintomas em ambos os grupos. Mas no dia 21, cinco dos participantes que receberam Azitromicina foram hospitalizados com sintomas graves de Covid-19, sendo que nenhum do grupo placebo foi hospitalizado.

Para ler a matéria completa no portal Metrópoles, parceiro da Banda B, clique aqui.

Fonte: Banda B

Comunicar erro

Comentários