Covid: 1,8 milhão de testes vencidos seguem encalhados sem previsão de troca

Por Redação em 06/09/2021 às 05:00:39

Mais de três meses após expirarem, cerca de 1,8 milhão de testes RT-qPCR para Covid-19 seguem encalhados no almoxarifado central do Ministério da Saúde, conforme apurou o Metrópoles. Desde então, tanto a pasta quanto o laboratório que produziu os exames, mesmo procurados diversas vezes, não dão qualquer sinal de quando a troca será efetuada, como rege a legislação.

Nesse meio tempo, inclusive, houve mudanças no discurso do governo federal. Inicialmente, o ministério admitiu que os testes ultrapassaram a data de vigência; agora, porém, a pasta contesta essa informação e alega que os exames foram bloqueados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Coleta para o teste RT-PCR (laboratorial), o tipo mais indicado para o diagnóstico da Covid-19, feitos pela rede municipal de saúde de Santos. Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Esses testes são os mesmos que tiveram o prazo de validade prorrogado em novembro do ano passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas, mesmo assim, o governo federal os deixou vencer, conforme revelou o Metrópoles em maio deste ano.

Os exames foram comprados em abril do ano passado, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). No total, foram adquiridos 10 milhões de exames, pelo custo unitário de R$ 42,32. Isso significa que, além de os brasileiros não terem tido acessos aos exames, o desperdício pode chegar a R$ 77,3 milhões. O Ministério da Saúde nega, contudo, prejuízo à administração pública.

Dados obtidos pelo Metrópoles, via Lei de Acesso à Informação (LAI), detalham que 1,615 milhão de testes RT-qPCR tinham validade até 31 de maio deste ano, e 211,8 mil, até 8 de junho.

Leia a matéria completa no Portal Metrópoles, parceiro da Banda B.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

Comentários