CCJR veta projeto para garantir transparĂȘncia nos gastos estaduais com repasses federais destinados para a Covid-19

O próprio autor do projeto, Deputado Capitão Contar, tentou obter informações detalhadas no portal da transparĂȘncia e não encontrou

Por Redação em 29/09/2021 às 15:33:54
Deputado Capitão Contar/Foto: Assessoria

Deputado Capitão Contar/Foto: Assessoria

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul rejeitou por unanimidade, o Projeto de Lei 63/2021, de autoria do Deputado Capitão Contar, que previa a divulgação pĂșblica e ampla das informações relativas aos valores repassados pelo Governo Federal e suas aplicações pelo Governo do Estado. O PL foi apresentado em março de 2021.

Segundo o parecer do relator Eduardo Rocha, que foi acompanhado pelos Deputados Barbosinha, Evander Vendramini, Rinaldo Modesto e pelo presidente da Comissão, Gerson Claro, a proposta apresenta vĂ­cio de legalidade por jĂĄ existir uma Lei Federal no mesmo teor.

O presidente da Comissão, Deputado Gerson Claro destacou ainda que, "o Portal da TransparĂȘncia no Estado recebeu nota 10 em uma avaliação pĂșblica no Brasil", sem citar o ano que isso aconteceu e nem a qual avaliação se referia.

Apesar disso, muitas pessoas ainda tĂȘm dificuldades para encontrar as informações sobre os gastos do Governo Estadual no Portal da TransparĂȘncia, sendo recorrente as crĂ­ticas das pessoas que entram no sistema. Mesmo as que encontram algumas informações, pontuam que elas não são divulgadas integralmente, faltando sempre detalhes fundamentais para fiscalização e acompanhamento da sociedade.

O próprio autor do projeto, Deputado Capitão Contar, tentou obter informações detalhadas no portal da transparĂȘncia e não encontrou, tentou os meios oficiais e não obteve respostas, chegou a ir pessoalmente na secretaria responsĂĄvel, onde lhe foi negado novamente o acesso, sendo obrigado no final a entrar na justiça para tentar conseguir as informações.

O Governo Federal enviou milhões para os Estados enfrentarem a pandemia de Covid-19. E outros milhões em dĂ­vidas com a união que tiveram seus pagamentos adiados. No entanto, pouco se sabe sobre o que foi feito com todo esse dinheiro. Apesar da Lei Complementar Federal n.173, tornar obrigatória a divulgação pĂșblica e ampla das informações relativas aos valores das transferĂȘncias realizadas pelo Governo Federal.

Em Mato Grosso do Sul, o Ministério PĂșblico Federal jĂĄ instaurou, entre outras investigações, o inquérito civil para apurar possĂ­veis irregularidades nos gastos do Governo do Estado com a implantação do Hospital de Campanha em Campo Grande, onde foram utilizados R $15,2 milhões. A unidade atendeu apenas 68 pacientes que não estavam com covid-19, sendo desativado mesmo antes da pandemia alcançar seu pior momento no Estado.

"Sabemos que o Governo Federal enviou milhões para os Estados combater a pandemia por Covid-19, mas não temos transparĂȘncia em como todo esse dinheiro foi utilizado. Nosso projeto tinha esse objetivo, dar transparĂȘncia e condições para que todos pudessem fiscalizar e acompanhar, infelizmente, a transparĂȘncia não é prioridade para todos", declarou Capitão Contar.

CPI DA COVID-19

O objetivo do PL rejeitado era exatamente garantir a ampla divulgação da destinação dos recursos enviados pelo Governo Federal para o combate à pandemia. Vale destacar que, o relator do parecer, Deputado Eduardo Rocha, é marido da Senadora Simone Tebet, que participa da CPI da Covid-19 e afirma diariamente na CPI que os Estados devem ser fiscalizados pelas Assembleias Legislativas Estaduais

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Capitão Contar

Comunicar erro

ComentĂĄrios