Paraná pede ao Ministério da Saúde que mantenha 600 leitos de UTI ativos

Por Redação em 19/10/2021 às 14:58:37

Para o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, a ida da comitiva à capital federal traça um novo cenário para a Saúde, mudando o foco da estrutura hospitalar, hoje voltada para os casos da Covid-19. “O custeio das UTI"s abertas na pandemia está garantido pelo MS até dezembro deste ano. O desafio agora é a manutenção deste custeio para 2022 que o Paraná e outros estados pedem ao Ministério da Saúde, mesmo com o cenário do fim da crise sanitária”, disse.

A comitiva, composta por César Augusto Neves, chefe de gabinete da Sesa; Jucenir Stentzler, assessor de gabinete e Giovana Fratin, gerente de Atenção a Urgência também reafirmou a necessidade do Ministério da Saúde publicar a portaria que dispõe sobre os recursos das cirurgias eletivas, para que possam ser iniciadas já neste ano.

Além desses assuntos, a equipe discutiu ainda sobre as tratativas para o modelo de gestão a ser adotado no Hospital Regional de Guarapuava, além da solicitação para a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Guarapuava e o pedido de mais doses da vacina Astrazeneca para completar esquema vacinal.

“Nosso encontro em Brasília foi bastante amplo e trouxe à pauta assuntos relevantes e que atingem diretamente a todos nós. Esperamos que nossas solicitações sejam atendidas, para que possamos, o quanto antes, acelerar nossas cirurgias com uma rede mais ampla, assim como aporte federal no custeio e manutenção”, afirmou o chefe de gabinete, César Augusto Neves.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

Comentários