Ambulâncias fazem fila em hospital de Curitiba, mas prefeitura diz que movimento estĂĄ dentro do normal

Por Redação em 01/11/2021 às 20:11:25

A informação sobre as filas no Hospital Evangélico veio por meio de um socorrista do Siate, que não quis se identificar, mas estava esperando que uma vaga abrisse para uma vítima de acidente de moto no hospital.

“Sem vagas! Todos os hospitais fechados! Tudo parado para receber”, disse o socorrista em áudio enviado à Banda B

As ambulâncias carregavam pessoas que se acidentaram. Nas filas, haviam vítimas de acidente envolvendo motos, bicicletas e até crianças que sofreram quedas de alturas consideráveis.

“Dentro da normalidade”

Filas chamaram à atenção no Hospital Evangélico. Foto: Colaboração

Em nota enviada à Banda B, a Secretaria Municipal da Saúde informou que o encaminhamento de pacientes pela regulação municipal aos prontos-socorros de Curitiba está “dentro da normalidade” para uma segunda-feira. Assim como o fluxo está normal nas unidades de pronto-atendimento (UPA).


Até o momento, a a regulação do SAMU e da Central de Transporte Sanitário encaminhou sete pacientes ao Cajuru, 13 ao Hospital do Trabalhador e 22 ao Mackenzie que, por ter múltiplas linhas de cuidado (atende crianças, adultos, gestantes, traumas, queimados, pacientes clínicos, cirúrgicos e covid), naturalmente recebe mais pacientes do que os demais.


Com a redução do número de casos de covid, a Prefeitura de Curitiba ressalta que os leitos de uso exclusivo foram desativados, permitindo a abertura de leitos não covid nos hospitais.


Por fim, a Secretaria de Saúde destaca que a lotação dos serviços de emergência está diretamente relacionada ao equilíbrio entre o número de pacientes que ingressam nos hospitais e os que recebem alta. Com isso, a gestão do fluxo de pacientes dentro do pronto-socorro é responsabilidade de cada um dos hospitais.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios