Qualificação da Rede Cegonha é tema de oficina para profissionais da saúde em Sidrolândia

O evento é uma parceira da Prefeitura de Sidrolândia com a Rede Cegonha, instituída pelo Ministério da Saúde

Por Redação em 19/11/2021 às 11:25:18
Foto: Rafael Brites

Foto: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP), realiza durante todo o dia de hoje (19), no Sindicato Rural de Sidrolândia, a oficina da Rede Cegonha que tem como tema "O papel da atenção primária na qualificação do pré-natal para a condução do parto seguro e respeitoso fortalecendo a Rede Cegonha de Sidrolândia".

O evento é uma parceira da Prefeitura de Sidrolândia com a Rede Cegonha, instituída pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria de nº 1.459, de 24 de junho de 2011. A ação acontece em dois turnos. No matutino das 08h00 às 12h00 e no vespertino das 13h00 às 17h00. A ministração da oficina é por conta da fisioterapeuta especialista em saúde da mulher e doutoranda em saúde pública na USP, Ângela Rios.

Cb image default
Foto: Rafael Brites

Esta é uma forma de capacitar os profissionais da Rede de Saúde, tanto da atenção primária, quanto da área hospitalar. Os especialistas da atenção primária envolvidos são os médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde. Também participam da capacitação os profissionais do Centro de Parto Normal, enfermeiros e obstetras.

Rede Cegonha

Caracterizada como uma rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudável, ou seja, é um conjunto de ações que tem por objetivo garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizada para todas as gestantes, oferecendo assistência desde o planejamento familiar, passa pelos momentos da confirmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto, pelos 28 dias pós-parto (puerpério), cobrindo até os dois primeiros anos de vida da criança. Tudo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede Cegonha oferece recursos para a ampliação dos serviços, como: exames de pré-natal, teste rápido de gravidez e de detecção da sífilis e HIV, para a ampliação e qualificação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) adulto, UCI (Unidade de Cuidado Intensivo) e UTI neonatal, leitos de gestação de alto risco assim como para a adequação da ambiência das maternidades e a construção e custeio de Centros de Parto Normal e Casas de Gestantes, Bebês e Puérperas.

Existem quatro aspectos que compõem a Rede Cegonha, são eles:

? Pré-natal;

? Parto e nascimento;

? Puerpério e atenção integral à saúde da criança;

? Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

Fonte: Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Comunicar erro

Comentários