Atividade na construção civil sobe em outubro e alcança o melhor nível de 2021

Por Redação em 24/11/2021 às 13:52:24

O nível de atividade da construção civil subiu em outubro e registrou o melhor desempenho do ano, segundo dados da Sondagem Indústria da Construção divulgados nesta quarta-feira, 24, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador foi a 51,7 pontos no mês passado — o segundo resultado positivo consecutivo. Nos últimos cinco meses, o índice apresentou avanço ante o mês anterior, ficando negativo apenas em agosto. Segundo a CNI, a trajetória sinaliza a alta mais forte e disseminada na atividade econômica em 2021. O desempenho favorável também se reflete na intenção de investir por parte dos empresários. O índice de outubro foi 44,5 pontos, bem acima da média histórica de 35,4 pontos. Esse é o segundo ponto mais alto do indicador desde novembro de 2014.

O índice do número de empregados também ficou acima da linha divisória de 50 pontos, em 50,3 pontos. O indicador mostra recuperação do emprego em outubro, após acumular dois meses
consecutivos de recuo em agosto e setembro. Já a expectativa de novos empreendimentos e de número de empregados se mantiveram estáveis em relação a outubro, em 54,2 pontos e 54,3 pontos, respectivamente. As expectativas do nível de atividade e de compras de insumos e matérias-primas registraram queda, de 0,8 ponto e 0,6 ponto, para 55,1 pontos e 54,4 pontos, respectivamente.
“Apesar da queda, todos os índices de expectativas seguem acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que as expectativas dos empresários são de crescimento para os próximos seis meses”, diz o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da Indústria de Construção recuou 0,4 ponto, para 54,9 pontos. Desde setembro, a confiança tem permanecido relativamente estável. O ICEI se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança, e da média histórica, 53,8 pontos. A CNI afirma que, embora a confiança tenha se tornado menor e menos disseminada entre os empresários do que em outubro, as empresas seguem confiantes na atividade. A CNI consultou 446 empresas, sendo 167 pequenas construtoras, 187 de médias e 92 de grandes, entre 3 e 12 de novembro de 2021.

Fonte: JP

Comunicar erro

Comentários