NFTs de balé com dançarina russa Natalia Osipova são leiloados

Por Redação em 29/11/2021 às 18:36:42
NFTs apresentam três performances de Osipova, dançarina principal do Royal Ballet de Londres. Relembre tecnologia que virou tendência em 2021. Natalia Osipova apresenta "A Morte do Cisne" em foto de novembro de 2020

Reuters/Toby Melville

A casa de leilões Bonhams disse nesta segunda-feira (29) que está colocando à venda os primeiros tokens não fungíveis (NFTs) para balé do mundo, com a dançarina russa Natalia Osipova no papel principal.

Os NFTs apresentam três performances de Osipova, dançarina principal do Royal Ballet de Londres. Duas são do balé clássico "Giselle", enquanto a terceira é de "Left Behind", uma dança contemporânea que ela interpreta com seu parceiro Jason Kittelberger.

NFT: 5 pontos sobre a tecnologia que torna um arquivo digital "único"

Moda em NFT: por que as pessoas pagam dinheiro real por roupas virtuais

A coleção, chamada "Natalia Osipova: Triptychare", será oferecida no leilão "Encore! Modern Art on Stage", da Bonhams, com licitações abertas de segunda a 10 de dezembro.

"Eu realmente espero que possamos criar uma plataforma de arte porque a dança sempre fica para trás", disse Osipova à Reuters. Ela está atualmente se apresentando em "Giselle" no The Royal Opera House.

"Com a dança, só dá para ver o show ao vivo e a gente quer estar... (à) frente (e ter) independência financeira, isso é muito importante para a arte", acrescentou.

Os compradores bem-sucedidos terão licença completa das obras.

Meme Doge é vendido como NFT por US$ 4 milhões e bate recorde

Meme 'Chloe' é vendido em formato NFT por US$ 73 mil

"Artistas performáticos até agora não tinham como vender a propriedade de suas apresentações", disse Nima Sagharchi, chefe de arte digital da Bonhams, durante uma prévia das obras.

"Os NFTs oferecem a eles essa oportunidade."

Os tokens não fungíveis estão sendo oferecidos juntamente com pinturas, gravuras, manuscritos e desenhos de fantasias, entre outros itens para teatro, balé, dança, música e circo.

VÍDEO: Entenda como funciona tecnologia que torna arquivo digital 'único'

NFT: 5 pontos sobre a tecnologia que torna um arquivo digital "único"

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários