Stilus outro

Soraya Thronicke viabiliza 5 antenas de internet do Wi-Fi Brasil para Bonito, Bodoquena e Jardim

Por Redação em 01/12/2021 às 10:13:12

Preocupada em atender as inúmeras solicita√ß√Ķes dos moradores das comunidades rurais de Mato Grosso do Sul que n√£o t√™m acesso à internet, a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) est√° viabilizando dezenas de antenas do Programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido pelo Ministério das Comunica√ß√Ķes, para o estado. Apenas nesta semana est√£o sendo contemplados os municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim.

No caso de Bonito, são três antenas de internet instaladas na Gruta do Lago Azul, no Balneário Municipal e na Escola Municipal Rural Ozorio Jacques, localizada no Assentamento Projeto Guaicurus. Já Bodoquena recebe uma antena para a Escola Municipal Ataide Sampaio, localizada no Assentamento Sumatra, e Jardim, uma antena para a Escola Municipal Prefeito Estácio Cunha Martins, que fica no distrito de Boqueirão.

"Vivemos na era da informa√ß√£o e, em tempos de pandemia, com o distanciamento social, a suspens√£o das aulas presenciais, bem como outras limita√ß√Ķes impostas, o acesso à internet se tornou ainda mais importante. Municípios isolados sofrem com essa falta de acesso e a comunidade se sente prejudicada tanto pela falta de comunica√ß√£o, quanto pela impossibilidade de os jovens participarem das aulas on-line", pontuou Soraya Thronicke.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2018, divulgados em 2020, mostram que 25% dos brasileiros n√£o t√™m acesso à internet e 4,5% das pessoas n√£o disp√Ķem desse servi√ßo. Para mitigar esse problema, o Programa Wi-Fi Brasil desenvolveu duas modalidades, sendo uma delas instalar antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, UBSs (Unidades B√°sicas de Saúde), comunidades indígenas ou quilombolas e telecentros comunit√°rios.

Cada regi√£o, em raz√£o de suas características específicas, pode ter mais ou menos pontos de inclus√£o em locais diferenciados, como postos de fronteiras ou centros de Refer√™ncia da Assist√™ncia Social (CRAS). A outra modalidade disponibiliza uma antena em pra√ßa pública, com acesso livre e gratuito ao público em geral. S√£o todos pontos de acesso à internet que geram velocidades de conex√£o que variam entre 10 e 20 megabites por segundo.

As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacion√°rio de Defesa e Comunica√ß√Ķes Estratégicas (SGDC), um equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de dist√Ęncia. O SGDC foi posto em órbita h√° quatro anos, sendo o único satélite brasileiro com capacidade de fornecer conex√£o de internet banda larga de alta velocidade em qualquer parte do território nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senadora Soraya Thronicke

Comunicar erro
ALMS vacina

Coment√°rios