Vereador Junior Coringa diz que não se intimida com concessionária e segue o projeto que pode enquadrar Energisa

Coringa protocolou proposta que impede diversas penalizações contra o consumidor

Por Redação em 02/12/2021 às 12:50:53
Vereador Junior Coringa/Foto: Izaias Medeiros/Assessoria

Vereador Junior Coringa/Foto: Izaias Medeiros/Assessoria

Durante sessão na Câmara Municipal de Campo Grande nesta quinta-feira (02), o vereador Júnior Coringa (PSD), vice-presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, usou a tribuna para rebater um posicionamento da Energisa a respeito do projeto de lei apresentado por ele, para evitar múltiplas punições ao consumidor inadimplente, como corte e protesto em cartório. "Não vai me intimidar", disse o parlamentar.

Conforme noticiado, na terça-feira, o vereador protocolou junto à Casa o Projeto de Lei 10.397/2021, que visa enquadrar concessionárias de água e energia elétrica por práticas abusivas. O objetivo é evitar que o consumidor seja simultaneamente penalizado com corte de fornecimento, negativação do nome nos órgãos de proteção de crédito como SPC e Serasa, além de protestos em cartório.

Conforme o site Midiamax, a proposta foi apresentada a partir de reclamações de moradores encaminhadas ao vereador, bem como ao Procon do município. Em contrapartida, após acionamento da reportagem, a Energisa disse ainda na terça-feira, que o projeto poderia resultar em desquilíbrio econômico e, eventualmente, provocar reajustes tarifários. Confira a nota na íntegra:

"A Energisa esclarece que a adoção de quaisquer medidas que visem combater ações de corte e/ ou negativação que façam frente ao possível aumento da inadimplência, podem causar profundo desequilíbrio econômico-financeiro, colocando em risco o próprio fornecimento de energia que se pretende preservar e provocando consequentemente reajustes tarifários extraordinários.

A título de comparação, a prestação do serviço público de fornecimento de energia elétrica se assemelha à natureza do condomínio residencial, se as perdas ou inadimplência crescem, prejudica a todos os condôminos, ou seja, os clientes adimplentes pagariam mais pelos que não conseguiram honrar seus compromissos. Em resumo, a concessionária atesta que uma lei desse tipo aumentará a tarifa de energia no estado".

Fonte: Midiamax

Comunicar erro

Comentários