Agems celebra 20 anos com nova identidade e desafios para os próximos anos

Por Redação em 06/12/2021 às 12:59:10

Em comemoração aos 20 anos da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, que está mudando o nome de Agepan para Agems, o diretor-presidente do órgão, Carlos Alberto Assis, celebrou as conquistas e apresentou desafios para os próximos anos, em solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da Governadoria.

Carlos Alberto iniciou seu discurso destacando que, com a nova identidade, a Agems carregará o DNA sul-mato-grossense no nome. Ele ainda compartilhou as mudanças ocorridas desde a sua chegada à agência, em abril de 2021: “Quando lá chegamos, nos deparamos com um corpo técnico de excelência, para quem não sabe quase 30% do nosso corpo técnico tem mestrado e doutorado nas áreas que atuam, mas com uma agência que falava para dentro, uma instituição que não havia integração, que os departamentos não conversavam”, recordou.

Carlos Alberto Assis destaca desafios para o próximo ano

Para aprimorar o serviço prestado à população, além do diálogo com os usuários, prestadores de serviços, a sociedade e os servidores, é necessário investir em tecnologia. “Investimos em ferramentas de tecnologia para reduzir a assimetria de informações. Estamos buscando o equilíbrio. Uma regulação forte é instrumento indispensável para a garantia de novos investimentos, e nós temos e teremos cada vez mais, um papel importantíssimo nessa garantia para as empresas possam vir a MS investir”, afirmou.

O desafio para o próximo ano, segundo o diretor-presidente, é tornar a Agems referência nacional. “Em 2022 temos um grande desafio, mas com uma equipe técnica preparada, aliadas as novas ferramentas de modernização, vamos projetar a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de MS como referência em âmbito nacional. É a nossa missão!”, disse.

Na solenidade ainda foi apresentado o novo uniforme da agência e assinado o Projeto de Lei que altera o nome de Agepan para Agems. O projeto foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa. Junto com o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, Corrêa recebeu uma homenagem pela criação do plano de cargos e carreiras na Agems.

O governador Reinaldo Azambuja durante seu discurso

Credibilidade

Encerrando o evento, o governador Reinaldo Azambuja direcionou sua fala aos servidores e destacou que o mais importante em uma agência de regulação de serviços públicos é a credibilidade. “Vocês fazem parte de uma estrutura de governo, mas o trabalho de vocês é que dá a responsabilidade da confiança dos serviços públicos executados, seja por uma empresa pública, seja por uma empresa privada”, disse.

Reinaldo Azambuja ainda destacou que é necessário organizar o sistema: de transporte, saneamento, energia, concessões de ferrovias, entre outros. “A agência tem que ser o ponto de equilíbrio entre o compromisso contratual do parceiro privado e a devida prestação ao contribuinte, ao cidadão sul-mato-grossense e outros que utilizam do serviço, para estar bem regulado, não tendo fuga entre aquilo que a gente pactuou no PPP, como é o caso do saneamento, e outros que virão. A deve ter credibilidade, independência das ações, qualidade técnica inquestionável e o Carlos Alberto incorporou bem isso. Importante ter uma regulação forte”, concluiu.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, o secretário-Adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, consultora legislativa de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia, a deputada estadual, Mara Caseiro, a secretária Especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, o auditor-geral do Estado de MS, Rédel Furtado Neres e Roberto Hashioka, ex-diretor-presidente da Agepan.

Joilson Francelino, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Governo - MS

Comunicar erro

Comentários

Sidro Nina Central