Cientistas identificam nova versão da Ômicron mais difĂ­cil de rastrear

Por Redação em 08/12/2021 às 13:10:02

Cientistas australianos divulgaram, na noite dessa terça-feira (7/12), a descoberta de uma nova linhagem do coronavírus identificada como “irmã da variante Ômicron“. Há sete casos relacionados a esta versão na África do Sul, Austrália e no Canadá.

O primeiro paciente seria um homem sul-africano que viajou recentemente de Gauteng, na África do Sul, para Brisbane, na Austrália. Ele está isolado em um hotel com sintomas leves da infecção. A BA.2 seria uma versão da Ômicron com características geneticamente diferentes da cepa encontrada pela primeira vez em novembro.

Segundo resultados preliminares, apesar de as duas terem mutações semelhantes – o que pode indicar seu potencial de transmissibilidade maior do que a Delta –, a nova linhagem tem a ausência de uma característica genética que permite a distinção de outras variantes a partir de testes de PCR, ou seja, pode não ser identificada pelo exame.

Esta particularidade pode se tornar um problema para as autoridades de saúde, que buscam resultados rápidos para implementar medidas de controle à pandemia.

Leia a matéria completa no Portal Metrópoles, parceiro da Banda B.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios