Prefeita apresenta projeto de revitalização da Praça Triângulo para os feirantes

O projeto visa melhorar o ambiente de comercialização e atrair mais público para frequentar a feira livre.

Por Cleber Ramirez em 20/12/2021 às 15:22:09

Em reunião realizada hoje (20) no salão de múltiplo uso da Assistência Social, a prefeita, Vanda Camilo, apresentou para os feirantes do município o projeto de revitalização da Praça Triângulo, no Bairro São Bento, onde todas às quartas-feiras recebe a feira livre. O projeto visa melhorar o ambiente de comercialização e atrair mais público para frequentar a feira livre.

A prefeita ressaltou que o objetivo da reunião com os feirantes, além de apresentar o projeto de melhoria da praça, era ouvir as ideias para o desenvolvimento da feira da Praça Triângulo. "Além de apresentarmos este projeto da praça, estamos reunidos para ouvir os feirantes, para saber deles, o que é mais benéfico para eles", informou.

Atualmente as barracas ficam alocadas na rua em torno da praça e a mesma serve como espaço de alimentação dos consumidores e de alguns comerciantes. Segundo a secretária de governo, Dr. Elaine Brito, o projeto poderá sofrer algumas alterações. A secretária ainda informa que devido a feira estar situada em uma via pública, e por não poder sofrer alterações, a alternativa de revitalização da praça era a mais viável para beneficiar os feirantes.

Cb image default
Por consequência à pandemia, e ao aumento do preço de vários produtos necessários para o cultivo da agricultura familiar, os feirantes tiveram os seus lucros reduzidos. Como informou o agricultor familiar, Wilson, o lucro obtido dos seus produtos através da feira livre estão servindo apenas para cobrir os gastos com insumos. Ele ainda relata que durante a pandemia o seu lucro caiu aproximadamente 40%. Conforme o secretário de desenvolvimento rural e meio ambiente, Antônio Galdino, a Prefeitura irá disponibilizar insumos para os produtores cadastrados a partir do ano que vem. "Já recebemos o aval da prefeita para prestarmos o auxílio aos feirantes com insumos, calcário e outros produtos que eles necessitam para plantar os seus produtos e comercializá-los".

O projeto de revitalização da Praça Triângulo é bem visto para a feirante Michele, que vende pães caseiros. Ela acredita que com as melhorias do local e o ambiente de alimentação dos consumidores, a feira irá atrair mais pessoas. "Esse é o primeiro passo, vamos ter um espaço mais agradável e as pessoas gostam disso. Isso vai nos ajudar a vender mais os nossos produtos", relata.

Quem também gostou do projeto é o agricultor familiar, Firmino, que há três anos comercializa legumes na feira. Para o agricultor o espaço deve ser bem aproveitado, pois os moradores já estão acostumados a irem à feira na Praça Triângulo. "Isso é perfeito, não vamos precisar mudar para um outro lugar mais distante, o que seria ruim pra nós. Esse é um passo muito importante", finaliza.

Fonte: Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Comunicar erro

Comentários