Programa de Estagiários Supervisionado e Capacitação Técnica segue até fevereiro

Por Redação em 03/01/2022 às 18:21:40

Nesta segunda- feira teve início a capacitação dos estagiários que farão parte da primeira turma do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação técnica do governo do Estado do Mato Grosso do Sul. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado do MS em parceria com as Universidades Federal (UFMS) e Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

A política de estágios - amplamente vigente no País -é muito importante pois oportuniza com que jovens acadêmicos das mais diversas áreas do conhecimento vivenciem um pouco do cotidiano de organizações públicas. Nesse sentido, o Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação técnica do governo do Estado do Mato Grosso do Sul está oportunizando para 250 jovens de vários municípios vivenciar um pouco da gestão pública em secretarias de estado, fundações e agências de MS.

O Programa está sendo implementado de forma bastante inovadora pois foi gerado com forte apelo na qualificação, tanto de acadêmicos como de gestores. A programação compreende um conjunto de capacitações destinadas aos acadêmicos e gestores que irão acompanhar os estagiários. O objetivo é potencializar a aprendizagem e enriquecer os currículos dos acadêmicos, além de contribuir para o aprimoramento dos fluxos da máquina pública.  

Segundo Eduardo Riedel,  Secretário de Infraestrutura e idealizador do Programa, “é uma iniciativa que agrega muitas virtudes: os estagiários tem a oportunidade de começar no mercado conhecendo a gestão pública de perto e o Estado ganha uma força de trabalho capaz de oxigenar seu quadro e gerar resultados para a população”.

A etapa de cursos consiste em diversos módulos de capacitação na área de gestão e administração que serão ministrados no período de 03 de janeiro a 08 de fevereiro de 2022 por um conjunto de docentes da UFMS e UEMS com notável experiência em suas áreas especificas. Os acadêmicos terão oportunidade de aprimoramento profissional em cursos como Atendimento e ética, Gestão de Riscos, Introdução ao gerenciamento de projetos, Informática avançada, Gestão estratégica, Elaboração de indicadores, dentre outros temas. Para a prof. Marta, coordenadora do Projeto de Extensão, trata-se de um momento de grande relevância para o programa, que fundamentalmente objetiva oportunizar o aprendizado ao acadêmico que irá estagiar contribuindo para sua atuação no estágio e em sua carreira profissional.

Os cursos serão realizados de modo online de forma a oportunizar a participação de estagiários de diversos municípios do estado. Para tanto, foi preparado um ambiente virtual de aprendizagem, uma ferramenta estruturada para atender adequadamente os cursos de capacitação e o processo de monitoramento e avaliação do Programa de Estágio ao longo de toda sua vigência. Neste primeiro curso, serão capacitados até 125 estagiários, sendo que os demais, estarão na turma de agosto.

Comunicação Governo MS

Fonte: Governo - MS

Comunicar erro

Comentários