Verruck destaca inserção de Jaraguari no cenário da piscicultura estadual

Por Redação em 04/02/2022 às 18:42:56

Jaraguari entra no circuito de piscicultura estadual com inúmeros projetos de produção no município. O secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Jaime Verruck esteve visitando nesta sexta-feira (4) uma propriedade rural no município que produz tilápia em tanques elevados. O projeto contou com recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

“Estivemos hoje em Jaraguari visitando um conjunto de tanques elevados para produção de tilápia. O município também está entrando na cadeia produtiva da piscicultura. Este projeto tem toda a tecnologia moderna e é adequado aos pequenos produtores. Somente num projeto deste serão produzidas 100 toneladas por ano. É o Mato Grosso do Sul avançando na cadeia produtiva do Estado”, enfatizou o secretário.

A criação de peixes em tanques elevados está crescendo em MS. A tecnologia ocupa menos espaço nas propriedades e abriga mais peixes e vem sendo uma opção para áreas menores.

Secretário Jaime Verruck

A meta da Semagro, por meio do Plano Estadual de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Piscicultura no Estado de Mato Grosso do Sul (PRO-PEIXE) para este ano é elevar neste ano em quase 50% a produção de peixes em cultivo no Estado.

O objetivo é aumentar a produção que hoje é de 36,4 mil toneladas produzidas em 2021 para até 55 mil toneladas neste ano.

Crescimento
Mato Grosso do Sul foi o maior exportador de tilápia do País no ano passado, com US$ 6,7 milhões. Os avanços foram possíveis graças ao Pro- Peixe, programa criado em 2020 com o objetivo de aumentar ainda mais a competitividade do pescado e das indústrias instaladas no Estado, a partir de uma reformulação do Programa Peixe Vida.

Verruck explica que para 2022 as metas do Plano são além de ampliar a produção de peixes em cultivo, incrementar, por intermédio de projetos de incentivo a captação de novas indústrias e apoio às indústrias atuais. A previsão é que a capacidade de processamento de pescado no Estado atinja 62 mil toneladas/ano até o final de 2022.

Rosana Siqueira, Semagro

Foto do destaque: Edemir Rodrigues/Arquivo

Fonte: Governo - MS

Comunicar erro

Comentários