Vereadores da CPI dos Aplicativos fazem visita surpresa à sede da Uber e não encontram ninguém

Por Redação em 29/03/2022 às 20:42:44
Comissão foi aberta em 2021 na Câmara de Vereadores de SP para apurar suspeita de evasão fiscal e falta de pagamento de tributos. Uber disse que pagou mais de R$ 1 bilhão em taxas e tributos na cidade de São Paulo e que os vereadores foram recebidos por representantes da Uber e tiveram a oportunidade de visitar as instalações físicas da empresa. Motorista segura celular com aplicativo aberto

Jorge Soares/G1

Vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores de São Paulo sobre aplicativos de transporte fizeram uma visita surpresa, nesta terça-feira (29), à sede da Uber em Osasco, na região metropolitana. Contudo, na unidade, os vereadores não encontraram nenhum funcionário trabalhando.

A CPI dos aplicativos investiga os contratos das empresas de aplicativos de transporte particular que atuam na capital paulista, mas que teriam as sedes fiscais em cidades da região metropolitana, com tributação mais baixa.

A prática é chamada de evasão fiscal - que é o uso de formas ilegais para evitar o pagamento de tributos - e configura crime.

Os vereadores também foram até as obras do campus tecnológico da Uber, também em Osasco, e ao ponto de apoio ao motorista, na Barra Funda, na Zona Oeste da capital.

A CPI foi criada em outubro de 2021 para apurar o pagamento ou não de impostos pelos aplicativos de transporte e é composta por 7 vereadores. A Prefeitura de São Paulo já foi ouvida durante os trabalhos da CPI em 2021 e confirmou que ao menos uma empresa que atua há dois anos na capital não possui autorização para o trabalho.

Usuários de transporte por aplicativo relatam dificuldade para conseguir carro

Ricardo Nunes sanciona lei que cobra taxa extra de aplicativos

Em nota, a Uber afirma que, desde que chegou ao Brasil, pagou mais de R$ 1 bilhão em taxas e tributos na cidade de São Paulo e que os "vereadores foram recebidos por representantes da Uber e tiveram a oportunidade de visitar as instalações físicas da sede da empresa em Osasco e do centro de atendimento aos motoristas parceiros em São Paulo. A Uber esclarece que segue à disposição dos vereadores para esclarecer eventuais dúvidas da comissão". (veja a nota completa no final da reportagem)

Investigação

Em 2021, a comissão ouviu um representante do Conselho Municipal de Uso do Viário (CMUV), grupo da prefeitura responsável por supervisionar o uso do viário na exploração de atividade econômica privada, mas que se dedica às empresas de transporte de passageiros.

Felipe Pereira, secretário-executivo do comitê, foi questionado sobre a empresa russa inDriver, que, segundo os vereadores, atua na capital há dois anos. Ele informou que ela não está cadastrada.

CPI dos Aplicativos na Câmara de São Paulo é formada por sete vereadores

Câmara Municipal/Divulgação

O representante da prefeitura informou que "aproximadamente 15 empresas" estão credenciadas para operar na cidade de São Paulo, com 500 mil carros, sem contar as motocicletas, o que representa cerca de 6% da frota de 9 milhões de veículos que circulam no viário paulistano.

O presidente da CPI, Adilson Amadeu (DEM), solicitou que a prefeitura identifique a atuação de uma empresa e ofereça esclarecimentos em 10 dias sobre como a gestão municipal vai proceder sobre ela.

CPI dos Aplicativos

A CPI dos Aplicativos foi requerida pelo vereador Adilson Amadeu (DEM), cuja a base de apoio é formada principalmente por taxistas da cidade de São Paulo, e deve abordar a atuação das empresas que atuam com transporte de passageiros e de pequenas mercadorias, como Uber, 99 e Rappi.

De acordo com os integrantes da comissão, o objetivo é identificar se as empresas cumprem as exigências legais para a prestação do serviço, a qualidade do que é oferecido para os munícipes, as condições de trabalho para os motoristas e motociclistas, a remuneração destes parceiros, eventuais ocorrências de evasão fiscal e sonegação de impostos.

O que diz a Uber

"Nesta terça-feira, dia 29 de março, os vereadores do município de São Paulo Adilson Amadeu, Marlon Luz, Luana Alves e Sidney Cruz compareceram à sede da Uber no Brasil, localizada em Osasco, e ao Espaço Uber da Barra Funda, para efetuar visitas não agendadas à empresa. Os vereadores foram recebidos por representantes da Uber e tiveram a oportunidade de visitar as instalações físicas da sede da empresa em Osasco e do centro de atendimento aos motoristas parceiros em São Paulo. A Uber esclarece que segue à disposição dos vereadores para esclarecer eventuais dúvidas da comissão.

Desde que chegou ao país, mais de 68 bilhões de reais foram repassados pela Uber aos parceiros que geram renda pela plataforma e, somente em São Paulo, mais de 1 bilhão de reais foram pagos em taxas e tributos. Esses números representam uma movimentação na economia que impacta positivamente o consumo em diversos setores, como os de comércio, alimentação e serviços, além dos diretamente ligados à mobilidade urbana, como lojas automotivas, oficinas mecânicas e postos de gasolina.

Em 2021 a Uber anunciou a mudança de sua sede física para o município de Osasco e a construção de um novo espaço na cidade, o Uber Campus. A nova sede, que tem previsão para ser inaugurada no fim de 2022, contará com 33 mil metros quadrados de escritórios e área verde para trazer mais espaços abertos e ao ar livre, em linha com o novo formato de trabalho adotado pela empresa globalmente. Enquanto o Uber Campus não fica pronto, a empresa segue atuando com o modelo de trabalho híbrido e também com uma sede temporária alugada no Centro de Osasco que dispõe de toda a infraestrutura necessária para que todos os times possam trabalhar adequadamente".

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários