Alta da inflação em março foi uma surpresa, diz Campos Neto

Por Redação em 11/04/2022 às 13:58:47

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira, 11, que o resultado da inflação em março foi uma surpresa com os impactos do aumento dos combustíveis. “Neste último número, grande parte da surpresa foi essa, e mais do que a surpresa em si, foi a aceleração da passagem do preço da gasolina para a bomba. Vimos uma aceleração diferente do que vinha até então”, afirmou, citando também as pressões geradas pelos segmentos de vestuário e alimentação fora de casa. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 1,62% em março — o maior patamar para o mês em 28 anos —, e foi a 11,3% no acumulado de 12 meses.

O presidente do BC admitiu que o número está pressionado e que a autoridade monetária foca na estabilização da variação. “A realidade é que a nossa inflação está muito alta, os núcleos estão muito altos. Temos comunicado com a maior transparência possível o nosso processo de enfrentamento em relação a essa inflação mais alta e persistente”, disse durante evento virtual da Arko e Traders Club (TC). O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic de 10,75% para 11,75% na última reunião, e deixou contratada nova alta de 1 ponto percentual no encontro do próximo mês. A aceleração da IPCA fez analistas revisarem para cima a trajetória de alta dos juros. “Estamos analisando essa surpresa e vendo se muda alguma coisa na tendência”, afirmou Campos Neto.

Segundo o chefe da autoridade monetária, a recente desvalorização do dólar ante o real contribuiu para amortecer os efeitos da alta das commodities agrícolas na variação de preços. Ao comentar a entrada de fluxo de capital estrangeiro, Campos Neto citou o interesse do mercado nacional diante de mudanças na geopolítica global geradas pela guerra no Leste da Europa. “Vemos a realocação de recursos, um pouco da China, e não só no Brasil, como em outros países. Tem um pouco do conflito também, um pouco de antecipação de como vai ser essa geopolítica nova”. No âmbito doméstico, o presidente do BC elencou a melhora do quadro fiscal, a antecipação da alta dos juros e a resiliência das empresas brasileiras em operar sob pressões inflacionárias.

Fonte: JP

Comunicar erro

Comentários