ParanĂĄ investiga dois casos suspeitos de hepatite misteriosa em crianças de 8 e 12 anos, confirma Sesa

Por Redação em 06/05/2022 às 17:24:14

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa-PR) informou que dois casos suspeitos de hepatite de origem desconhecida são invetigados. Havia um terceiro caso, que já foi descartado, segundo a Sesa. Os pacientes são crianças do sexo masculino de 8 e 12 anos de idade.

A Sesa não passou mais detalhes, sobre o estado de saúde destas crianças e de qual cidade elas são no Paraná.

Foto: Arquivo/Sesa.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), por meio da Nacional de Vigilância Hospitalar, monitora “qualquer alteração do perfil epidemiológico” e a detecção de casos suspeitos.

A hepatite está entre as doenças de notificação compulsória no Brasil, de maneira que os profissionais da saúde devem registrar todas as ocorrências e casos suspeitos.

Até o dia 3 de maio, cerca de 230 casos da hepatite desconhecida já foram registrados em todo o mundo, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Crianças e adolescentes com 16 anos ou menos são os principais afetados.

A morte de ao menos quatro crianças é atribuída à doença – três delas ocorreram em abril, na Indonésia.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool. A hepatite súbita e grave em crianças saudáveis é considerada incomum.

Na quarta (4), a Argentina confirmou o primeiro caso da América Latina. Uma criança de oito anos foi diagnosticada com a hepatite na cidade de Rosário, a cerca de 300 km de Buenos Aires, segundo informações do Ministério da Saúde.

Os primeiros casos a serem informados à OMS foram registrados na Escócia, no Reino Unido. Foram notificados dez casos de crianças com idade inferior a dez anos no dia 5 de abril. Dois dias mais tarde, o número de casos no Reino Unido saltou para 74, chegando a 114 no dia 25 de abril.

Nos dias que se seguiram, novos casos foram registrados na Dinamarca, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Noruega, Romênia, Bélgica, França, Israel e Estados Unidos.

Leia a nota da Sesa na íntegra

A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA-PR) tem uma vigilância estabelecida para hepatite viral aguda (inflamação no fígado) causada pelos vírus comuns que causam a hepatite viral aguda, como o vírus da hepatite A, B, C, D e E.

Entretanto, diante das notícias internacionais de uma hepatite aguda de origem desconhecida em crianças, a Sesa está organizando o fluxo de vigilância e o apoio laboratorial e capacitando os serviços de saúde sobre a doença, emitiu nota técnica e realizou videoconferência sobre a questão junto às Regionais de Saúde, Rede CIEVS Paraná e Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do estado.

Além disso, monitora diariamente as ocorrências dos casos e a evolução das investigações realizadas nos países que já estão apresentando casos anteriormente, em busca de evidências que possam direcionar e apoiar as condutas já adotadas pelo Paraná.

Até o momento o Paraná possui três casos suspeitos, sendo que um já foi descartado. Os casos são em crianças entre 8 e 12 anos do sexo masculino.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios