Caps de Sidrolândia realiza encontro sobre o Dia da Luta Antimanicomial

Data instituída com o objetivo de reconhecer e valorizar a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

Por Lúcio Flausino em 18/05/2022 às 19:51:17
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, os profissionais da saúde que integram a equipe do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Sidrolândia, realizaram um evento com a participação dos pacientes e familiares na tarde dessa quarta-feira, (18/05) rememorando o Movimento da Reforma Psiquiátrica que iniciou em 1987.

O objetivo da ação foi lembrar que todas as pessoas têm o direito à liberdade e a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadão.

O encontro teve inicio com apresentação musical, seguido com um documentário que explicou parte dessa luta, que após uma rápida reflexão percebeu-se que é inegável e notório o avanço no campo da saúde mental nas últimas décadas.

Antigamente a saúde mental era cercada por muitos preconceitos, as pessoas que apresentavam qualquer tipo de desvio de conduta eram conduzidas para um hospital psiquiátrico. No local, não passavam por avaliações para serem internadas e ficavam em situações precárias, sem assistência adequadas.

Após anos de lutas o tratamento tem se tornado de forma humanizada que se inicia, na acolhida até a reintegração social e plena do paciente e tem como objetivo restabelecer a autonomia do ser humano, a reinserção social e a convivência com a família e com a comunidade.

A coordenadora relatou o avanço do tratamento no município e após apresentar cada profissional e suas respectivas funções, agradeceu a presença de todos, colocando se a disposição de cada paciente e seus familiares.

Atualmente, a saúde mental em Sidrolândia conta com psicólogos, psiquiatras, educadores físicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, artesã e possui atendimento totalmente humanizado. O CAPS está localizado a Rua Jaime Ferreira Barbosa, 15 - Centro. O horário de atendimento é das 7h. às 11h. e das 13h. às 17h. de segunda a sexta-feira.


.

Fonte: Região MS Noticias

Comunicar erro

Comentários