Situação melhora, mas MS ainda tem 45 municĂ­pios em condições de seca extrema e grave

A previsão indica manutenção do fenômeno La Niña, o que deve influenciar nas condições do tempo.

Por Redação em 20/05/2022 às 13:01:24
Foto: Chico Ribeiro / Arquivo

Foto: Chico Ribeiro / Arquivo

No mĂȘs de abril as chuvas ficaram acima da média histórica nas regiões Centro, Sul e Sudeste do Estado, com acumulados entre 90 e 180 milĂ­metros. Com isso, houve melhora nas condições nas regiões Sul e Sudeste, passando de seca grave para moderada. Os dados são do Monitor de Secas da ANA (AgĂȘncia Nacional das Águas) e foram catalogados pela equipe do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

No geral, a maioria dos municĂ­pios enfrenta situação de seca extrema (17) e grave (28). Os demais (34) estão em condição de seca moderada. Nenhum se enquadra na condição de seca excepcional (a pior situação) ou sem seca. As regiões mais crĂ­ticas continuam sendo Leste e Nordeste e no Pantanal.

A previsão indica manutenção do fenômeno La Niña, o que deve influenciar nas condições do tempo. Durante a atuação da La Niña tende a ocorrer uma maior frequĂȘncia de massas de ar frio. Sendo assim, as chuvas devem ficar abaixo da média climatológica.


João Prestes, Semagro

Fonte: Governo - MS

Comunicar erro

ComentĂĄrios