Manifestação do deputado João Henrique cita valor do tiro desportivo na história do Brasil

Usando a tribuna, deputado lembrou que a primeira medalha de ouro do país em Jogos Olímpicos é do tiro desportivo

Por Redação em 25/05/2022 às 12:47:33
Deputado João Henrique (PL) / Foto: Assessoria

Deputado João Henrique (PL) / Foto: Assessoria

Manifestando-se na sessão plenária de hoje (25.05) em sua defesa, dentro do prazo estipulado de 48 horas, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual João Henrique Catan narrou uma das mais fantásticas histórias do desporto brasileiro, que tem tudo a ver com a sua ação.

Acusado levianamente por três deputados de ter faltado com o decoro semana passada, em sessão plenária com participação remota, de dentro de um estande de tiros, ao disparar uma arma em comemoração à aprovação do projeto de lei dos CACs, o deputado demonstrou hoje o valor e a importância do tiro desportivo para o Brasil.

"Olhar o tiro desportivo apenas pelo viés da violência, da afronta é um absurdo. Eu quis resgatar esta linda história para mostrar que lá em 1920 este esporte não só fazia parte das modalidades olímpicas, como trouxe para o Brasil a primeira medalha de ouro de Jogos Olímpicos, ocorridos em Antuérpia, na Bélgica. Trata-se de um esporte de valor, que como CAC que sou pratico e com muita responsabilidade".

O deputado João Henrique lembrou, na manifestação feita na tribuna, que foi o tenente do Exército Brasileiro Guilherme Paraense quem trouxe a medalha de outro para o Brasil. Mas o feito só ocorreu depois da equipe brasileira ter custeado do próprio bolso viagem do Brasil à Europa, na terceira classe de um navio, que levou 27 longos dias para chegar ao destino. Como se não bastasse, a equipe teve armas, alvos e munição roubados, o que impossibilitaria a participação.

"Foi aí que o verdadeiro valor do esporte se revelou, já que a equipe americana estendeu a mão e emprestou o equipamento necessário para os brasileiros participarem. Afrânio da Costa nos trouxe a medalha de prata e Paraense a de ouro, a primeira do Brasil", contou o deputado.

Ao finalizar sua manifestação, o deputado João Henrique disse que não aceita o teor da representação feita por três deputados da Casa de Leis contra ele e que ela precisa ser arquivada. "Isso veio com a intenção de polarizar, de desarmar o cidadão. A cena que protagonizei não tem nada de violenta. Estou sendo discriminado por atuar num esporte olímpico. Minha forma de comemorar a aprovação do projeto de lei não foi nada diferente de uma comemoração de qualquer esporte. Se fosse uma comemoração de um esporte com um gol, ou com um xeque-mate esta discriminação certamente não existiria. Some-se a isso o fato de eu apoiar o presidente Jair Bolsonaro. Precisamos lembrar que o tiro é um desporto regulamentado, que está na Constituição Brasileira, faz parte da história olímpica há mais de cem anos e trouxe nossa primeira medalha de ouro para o Brasil!".


Fonte: Cristina Medeiros - Assessoria de Comunicação

Comunicar erro

Comentários