Drones tripulados: previsão é começar em 2026 com rota entre a Barra da Tijuca e Galeão

Por Redação em 25/05/2022 às 14:51:55
Os planos da nova empresa que saiu da Embraer são ousados. O passageiro contrataria o voo por aplicativo. No longo prazo, a passagem custaria até seis vezes menos do que voar de helicóptero, aproximando-se do valor de uma corrida de táxi. Drones tripulados: previsão é começar em 2026 com rota entre a Barra da Tijuca e Galeão

Os planos da nova empresa que saiu da Embraer são ousados. A previsão é começar a operar em 2026, no Rio de Janeiro. A primeira rota vai ser entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e o Aeroporto Antônio Carlos Jobim. O passageiro contrataria o voo por aplicativo. Ninguém seria o proprietário de um eVTOL.

“É muito mais mobilidade como um serviço. Não é você ter o seu carro voador, a sua aeronave. Mas você ter acesso a essa mobilidade. Não vai resolver o problema do trânsito, não é essa ideia. A ideia é trazer mais uma opção, quando você tem que estar em casa mais cedo, porque é aniversário do seu filho. Pegar um voo”, explica André Stein, presidente da EVE.

A empresa calcula que no longo prazo, a passagem vá custar até seis vezes menos do que voar de helicóptero, aproximando-se do valor de uma corrida de táxi.

Drones tripulados: sonho de fugir do trânsito pelo alto está próximo de se tornar realidade; entenda

Relembre 5 matérias futuristas que o Fantástico já mostrou

Pelo menos 350 pessoas pagaram o equivalente a R$ 80 mil por drone tripulado; tem brasileiro na fila

Em 2021, foi feito um teste com helicópteros no lugar de eVTOLs. E passagens a partir de R$ 99.

André Stein, presidente da EVE: A operação era para entender o problema e ter certeza de que a gente está desenvolvendo a solução correta pro produto. Voamos mais de 600 passageiros.

Fantástico: E o problema do barulho?

André Stein: O ruído é um outro benefício desse tipo de veículo. Você está reduzindo a pegada de um helicóptero equivalente em até 90%. É muito diferente. Por que isso? Porque não é um helicóptero elétrico. É um avião que tem uma propulsão distribuída. Então você tem os oito rotores para decolar, mas assim que você decola, você desliga esses oito rotores e você voa para frente com dois outros rotores, empurrando o avião pra frente de um jeito muito quieto. Basicamente, você não ouve do chão.

No mundo todo, vai ser assim. Os primeiros drones tripulados vão percorrer itinerários fixos, com no máximo meia hora de duração. Até porque as baterias que existem hoje não aguentam o trajeto de uma cidade para outra, por exemplo.

Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:

Drones para passageiros: o sonho de escapar do engarrafamento pelo céu está mais perto

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários