Principal teoria sobre Alzheimer Ă© questionada a ponto de cientistas questionarem medicamento

Por Redação em 03/06/2022 às 09:22:23
Canetas emagrecedoras são usadas como aliadas contra obesidade, mas o que assusta é o preço
Novo exame de sangue que já chegou ao Brasil pode ajudar no diagnóstico de Alzheimer
Dormir mal pode levar a um quadro de demência? Veja o que a ciência diz

Segundo a teoria da “cascata”, o Alzheimer se deve à formação destas placas. No entanto, essa hipótese gera cada vez mais dúvidas, três décadas depois de ter sido formulada pelo biólogo britĂąnico John Hardy.

Um estudo publicado nesta quinta-feira (2) pela revista Nature Neuroscience põe em dúvida o papel das placas de proteínas e defende a hipótese de que, na realidade, o Alzheimer surgiria no interior dos neurônios, e não no exterior.

Essa publicação, baseada em análises em camundongos geneticamente modificados, aponta para uma possível disfunção dos lisossomos, organelas celulares que servem para “digerir” esses componentes inúteis ou degradados.

“Esses novos elementos abalam as convicções que tínhamos sobre o funcionamento da doença de Alzheimer”, disse o biólogo americano Ralph Nixon, que orientou o estudo realizado na Universidade de Nova York.

Essa pesquisa não altera por si só o consenso científico sobre a doença de Alzheimer, uma vez que a hipótese precisa ser confirmada em humanos. No entanto, faz parte de um questionamento geral da teoria da “cascata”, que norteou os esforços da indústria farmacêutica em vão.

O laboratório americano Biogen desenvolveu o único medicamento autorizado contra essa doença degenerativa, mas sua eficácia é questionada pela comunidade científica.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios