Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tecnologia

Quem é Rosane Kaingang, ativista indígena do RS homenageada pelo Google Doodle


Rosane foi a primeira mulher indígena a assumir uma coordenação geral na Funai. Ela morreu em Brasília, em 2016. Homenagem do Google para Rosane Kaingang

Reprodução

Uma ativista indígena gaúcha está sendo homenageada na página inicial do Google Doodle nesta sexta-feira (3). Rosane Mattos Kaingang foi a primeira mulher indígena a assumir uma coordenação geral na Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os doodles são versões diferentes do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas. Veja imagem acima.

Natural do Rio Grande do Sul, Rosane faleceu em Brasília em 2016, aos 54 anos, vítima de um câncer.

Ela ocupou o cargo de Coordenadora Geral de Desenvolvimento Comunitário, de 2005 a 2007, quando criou uma estrutura para apoiar projetos de mulheres indígenas, incentivando ainda a organização política dessas mulheres.

Integrou a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPINSUL), representando, em especial, a voz das mulheres indígenas.

No vídeo divulgado pelo Google com a história dela, Rosane é descrita como uma incansável lutadora pelos direitos indígenas.

"Trabalhou incansavelmente na luta pelos direitos nativos. Ela é uma orgulhosa representação para a comunidade indígena e viveu a sua vida a serviço dos movimentos indígenas".

Rosane Kaingang

Divulgação / Funai

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!