Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tecnologia

'Foram os dez minutos mais longos da minha vida', diz mãe de mineiro que foi ao espaço


Claudia Maria Correa, mãe do engenheiro Victor Correa Hespanha, comemora sucesso da viagem espacial do filho. Claudia Maria Correa, mãe do engenheiro de produção Victor Correa Hespanha

Rafaela Mansu/g1

Depois de noites mal dormidas e de dias de coração apertado, a corretora de imóveis de luxo Cláudia Maria Correa vai conseguir descansar nesta noite. Ela é mãe do engenheiro de produção Victor Correa Hespanha, de 28 anos, que neste sábado (4) se tornou o primeiro turista espacial do país e o segundo brasileiro a ir ao espaço.

“Foram os dez minutos mais longos da minha vida. Estou muito orgulhosa, me sentindo muito honrada por meu filho ter ido para o espaço, muito feliz. É uma emoção indescritível. Confesso que fiquei com receio, mas eu sabia que ele estava entregue nas mãos de Deus e que tudo daria certo, e tudo deu certo. É o momento de respirar, celebrar, comemorar”, disse Claudia, que acompanhou a decolagem do filho pela TV.

A ansiedade agora dá lugar à expectativa pelo reencontro com Victor, que deve acontecer na próxima quarta-feira (8).

“Agora a ansiedade é para encontrar e dar aquele abraço de mãe, aquele aconchego, aquele colinho. Estou aguardando para um abraço e um cafezinho com pão de queijo bem gostoso”, conta.

Claudia Maria Correa assiste à decolagem do filho, Victor Correa Hespanha

Rafaela Mansur/g1

A viagem

Victor Correa Hespanha decolou por volta das 10h25 (horário de Brasília) deste sábado (4) e se tornou o primeiro turista espacial do país e o segundo brasileiro a ir ao espaço.

Brasileiro vai ao espaço em nave de Bezos depois de ganhar sorteio

Ele participou de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, no Texas, nos Estados Unidos. Hespanha levou uma bandeira do Brasil e ocupou o assento número 2 da missão, que tinha outras cinco pessoas e durou cerca de dez minutos (entenda a missão).

A jornada foi idêntica à que o próprio Bezos fez em julho passado. Desta vez, todos os seis tripulantes eram turistas espaciais – não havia um astronauta profissional a bordo, e a nave não precisa de piloto.

O voo foi do tipo suborbital, uma espécie de "bate-volta" (entenda qual é a diferença entre voo orbital e suborbital). Nessa modalidade, o foguete alcança uma altitude máxima – cerca de 100 km – e depois cai em queda livre de volta à Terra.

O grupo deveria ter decolado em 20 de maio, mas a viagem foi adiada por questões de segurança, após uma vistoria no foguete.

A jornada de Hespanha ocorreu em uma época marcada pela corrida espacial de bilionários que querem investir cada vez mais no turismo fora da Terra e também na internet via satélite. É o caso da própria Blue Origin, de Bezos, e da SpaceX, de Elon Musk.

Hespanha é engenheiro de produção e conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um token não fungível (NFT) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro levou.

Antes dele, o único brasileiro a ter ido ao espaço era o astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, que em 2006 passou oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Aquele era um voo orbital: Pontes decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz-TMA.

VEJA TAMBÉM:

Assista a vídeos da viagem

Veja fotos do voo

Acompanhe a transmissão do G1

O g1 agora está no Telegram; clique aqui para receber notícias diretamente no seu celular.

Vídeos do voo do brasileiro

Brasileiro e outros cinco passageiros da New Shepard voltam de missão no espaço

Assista à decolagem:

Brasileiro vai ao espaço em missão da Blue Origin

Assista ao desembarque:

Victor Hespanha desembarca após ir ao espaço

Antes da decolagem, Victor falou sobre suas expectativas (assista abaixo):

Brasileiro fala da expectativa momentos antes de ir ao espaço em voo da Blue Origin

Fotos do voo do brasileiro

Veja, a seguir, imagens do voo:

Brasileiro viaja ao espaço em voo da Blue Origin

Reprodução

Booster da Blue Origin retorna

Reprodução

Cápsula da Blue Origin pousa

Reprodução

Cápsula da Blue Origin no solo

Reprodução

Victor Hespanha

Reprodução

Tripulantes posam para fotos após o pouso

Reprodução

Victor Hespanha e Marcos Pontes

Quem é o brasileiro que vai para o espaço depois de ganhar sorteio?

Victor Hespanha foi ao espaço 16 depois da única experiência anterior de um brasileiro nesse tipo de missão.

Em entrevista ao g1 Minas concedida logo depois do sorteio que definiu seu nome como integrante da missão, o engenheiro afirmou:

"É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário".

LEIA TAMBÉM:

Quem é Victor Hespanha

Brasileiro que ganhou sorteio diz: 'Não é só para bilionários'

Sonha em ser um turista espacial? Veja o que planejam empresas do setor

Brasileiros no espaço

Arte/g1

Voos tripulados da Blue Origin

A empresa de turismo espacial de Jeff Bezos realizou 20 viagens ao espaço até agora, mas apenas quatro tiveram passageiros. Em julho de 2021, o empresário participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.

Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série "Jornada nas estrelas" ("Star trek") finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.

Entenda a diferença de voo suborbital e orbital

Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas: a capacidade máxima da nave New Shepard. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço e que dá nome à nave.

A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.

Turismo espacial: diferenças entre as naves da SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic

Arte g1

Blue Origin, de Jeff Bezos, realiza quarta missão espacial tripulada

O que a ida de Bezos ao espaço e um arremesso de basquete tem em comum

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!