São Paulo confirma 1Âș caso de varĂ­ola dos macacos no Brasil

Por Redação em 08/06/2022 às 18:28:01

“O suspeito é um homem de 41 anos, da capital, e está em isolamento. Ele tem histórico de viagem para Portugal e Espanha e teve início dos sintomas, como febre e mialgia, no dia 28 de maio”, afirma a pasta.

A prefeitura ainda investiga a possibilidade de outra pessoa estar infectada na cidade. Nesse caso, é uma mulher de 26 anos que, segundo investigação preliminar, não tem histórico recente de viagem. Ela também não teve contato conhecido com outras pessoas infectadas.

Procuradas pela reportagem na tarde desta quarta, a Secretária Municipal da Saúde de São Paulo e o Ministério de Saúde ainda não se manifestaram até a publicação deste texto.

O estado de saúde da mulher é estável. Ela está internada em isolamento em um hospital público da cidade, de acordo com a Covisa (Coordenadoria de VigilĂąncia em Saúde) da Secretaria Municipal da Saúde.

Em todo o país, há pelo menos oito casos suspeitos em investigação, conforme nota do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta (8). São pessoas que moram em Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

O governo federal criou uma sala de situação para acompanhar o avanço da doença.

A varíola dos macacos faz parte da família de vírus da varíola, mas normalmente é uma condição muito mais leve, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Os sintomas mais comuns aparecem dentro de seis a 13 dias após a exposição, mas podem levar até três semanas. As pessoas que adoecem geralmente apresentam febre, dor de cabeça, dor nas costas e nos músculos, inchaço dos gĂąnglios linfáticos e exaustão geral.

Cerca de um a três dias após a febre, a maioria das pessoas também desenvolve uma erupção cutĂąnea dolorosa característica dos poxvírus. Começa com marcas vermelhas planas que se tornam elevadas e cheias de pus ao longo de cinco a sete dias. A erupção pode começar no rosto, nas mãos, nos pés, no interior da boca ou nos órgãos genitais do paciente e progredir para o resto do corpo.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios