TikTok faz migração de dados de usuários para a Oracle, diz agência

Por Redação em 17/06/2022 às 14:15:57
Movimentação acontece após quase dois anos de a companhia americana aparecer como interessada na compra do app desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu uma ordem executiva que proibia 'transações' com a chinesa ByteDance. TikTok

REUTERS

O TikTok fez a migração completa dos dados dos usuários norte-americanos nos Estados Unidos para a Oracle, informou a agência Reuters nesta sexta-feira (17).

Há quase dois anos, a companhia americana apareceu como uma das interessadas na compra de parte do app desde que o então presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu uma ordem executiva que proibia "transações" com a chinesa ByteDance, desenvolvedora do TikTok, ameaçando banir a rede social do país caso ela não fosse vendida.

Segundo a agência Reuters, a Casa Branca ainda não fez nenhum comentário sobre o caso.

Em 2020, quando a Oracle se mostrou interessada na ação, Trump disse aos repórteres na Casa Branca que daria sua "bênção" ao negócio, que atenderia às suas preocupações com a segurança nacional. O TikTok tem mais de 100 milhões de usuários no país, e autoridades americanas haviam expressado preocupação com a captação e uso de dados pela China.

"A segurança será 100%. Conceitualmente, é um bom negócio para os Estados Unidos", afirmou Trump. "Dei minha bênção ao acordo."

Quem é a Oracle

Pouco conhecida entre os consumidores, a Oracle atua em soluções corporativas.

Fundada em 1970, ela é referência no gerenciamento de bancos de dados e servidores para empresas, escolas e governos – incluindo o dos EUA.

A empresa também atua na infraestrutura de servidores na nuvem e na área de inteligência artificial.

Avaliada em US$ 180 bilhões, ela é concorrente de gigantes como Microsoft e Amazon no segmento de servidores na nuvem, e de companhias como SAP e Salesforce na área de bancos de dados.

No anúncio da "parceria tecnológica" entre ByteDance e a Oracle, a companhia americana afirmou que seria uma "provedora confiável de tecnologia" para o TikTok.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários

Sidro Nina Central