Em seminĂĄrio no TRE-MS, Soraya Thronicke defende mais espaço para as mulheres na polĂ­tica

A senadora Soraya Thronicke (União-MS) voltou a defender mais espaço para as mulheres na polĂ­tica brasileira.

Por Redação em 25/06/2022 às 12:26:48
Senadora Soraya Thronicke - Foto: Assessoria

Senadora Soraya Thronicke - Foto: Assessoria

Ao participar, nesta sexta-feira (24/06), do evento "Elas Vivem PolĂ­tica", realizado pelo Fórum Permanente pela Paridade Institucional e PolĂ­tica das Mulheres, a senadora Soraya Thronicke (União-MS) voltou a defender mais espaço para as mulheres na polĂ­tica brasileira. A parlamentar discursou no "Painel 2 – Impactos da Eleição de Mulheres na Pauta Feminina no Poder Legislativo", que teve a mediação da defensora pĂșblica Thais Dominato e a participação da desembargadora Elizabete Anache e da advogada criminalista Andréa Flores. O seminĂĄrio foi realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

"Nós temos uma legislação formidĂĄvel nesse sentido. Uma legislação maravilhosa e linda no papel, mas sem efetividade na prĂĄtica. SerĂĄ que daqui a quatro anos estaremos aqui novamente lamentando a pouca participação das mulheres na polĂ­tica do nosso estado e do Brasil? Quero pedir às mulheres mais engajamento dentro dos projetos que buscam ampliar essa participação feminina na polĂ­tica, pois, sem a pressão nas redes sociais por parte das mulheres, as coisas não vão caminhar dentro do Congresso Nacional", alertou a parlamentar sul-mato-grossense.

Segundo Soraya Thronicke, é preciso melhorar os nĂșmeros das mulheres dentro do Congresso Nacional e também nas Câmaras Municipais e nas Assembleias Legislativas. "Precisamos nos valorizar e ter mais mulheres na polĂ­tica. Não queremos tomar o lugar dos homens, queremos ombrear com eles, estar lado a lado, mas com poder e não para inglĂȘs ver", reforçou, lembrando que, nas eleições de 2018, Mato Grosso do Sul não elegeu nenhuma mulher para uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa.

"Olhando lĂĄ para o Senado, a situação não é muito diferente. A professora Eunice Mafalda Berger Michiles foi a 1ÂȘ mulher a ocupar o cargo de senadora representando o estado do Amazonas. Ela foi recebida com muitas flores, pompa e educação, mas disse aos colegas homens que, agradecia as gentilezas, porém, queria também sua parcela de poder. Passados quase 40 anos, a situação não mudou, pois ainda continuamos recebendo elogios e flores, mas, no momento que são realizadas as reuniões que conferem poder dentro do Senado, nós somos excluĂ­das", ressaltou a senadora.

A parlamentar afirmou que sempre cobra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que as mulheres possam também relatar projetos importantes para ĂĄreas como economia e infraestrutura. "Sou favorĂĄvel à paridade no Congresso Nacional, mas também no Poder JudiciĂĄrio e, nesse sentido, apresentei a PEC 06/2022, que obriga o JudiciĂĄrio colocar a paridade para mulheres, mudando o artigo 44 da Constituição Federal para alterar os critérios do 5Âș constitucional. JĂĄ consegui as assinaturas para fazer essa PEC andar, determinando que uma em cada duas das listas sĂȘxtuplas de indicações para os tribunais sejam constituĂ­das exclusivamente por indicações de mulheres", pontuou.

No caso da polĂ­tica, Soraya Thronicke recorda que, no ano passado, foi aprovado no Senado um projeto de lei que destina 30% das cadeiras na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas Câmaras Municipais para as mulheres. "A proposta foi aprovada com facilidade no Senado, estabelecendo que neste ano de 2022 pelo menos 18% das cadeiras seriam para as mulheres, aumentando gradativamente até chegar em 2038 e 2040 com 30% das cadeiras para a ala feminina. Porém, na Câmara dos Deputados, parte das integrantes da própria bancada feminina foram contra a cota, então o projeto parou e não sei se vai andar lĂĄ dentro", lamentou.

Para a coordenadora-executiva do Fórum Permanente Pela Paridade Institucional e PolĂ­tica das Mulheres em Mato Grosso do Sul, Carla Charbel Stephanini, o evento foi um sucesso. "Fiquei muito satisfeita como coordenadora do Fórum por termos colaborado, por meio desse seminĂĄrio, com as nossas palestrantes nos dois painéis para que efetivamente nós possamos refletir e agir para que as mulheres ocupem os espaços de liderança, poder e decisão. Também quero destacar a importância da parceria do TRE-MS, que tem procurado caminhar conosco nessas discussões, e ainda a presença da senadora Soraya Thronicke como palestrante no seminĂĄrio", declarou.

JĂĄ o diretor-geral do TRE-MS, Hardy Waldschmidt, classificou o seminĂĄrio como muito importante, pois serviu para debater o aumento do espaço das mulheres na polĂ­tica. "As mulheres precisam ser mais prestigiadas e, felizmente, a cada dia que passa elas estão promovendo eventos dessa natureza, demonstrando a força na busca por ocuparem os espaços de poder. Aqui, na nossa seara, que é o espaço eleitoral, acredito que é chegado o momento de o Congresso Nacional se preocupar em assegurar vagas para as mulheres. Elas representam 53% do eleitorado brasileiro e nada mais justo do que assegurar, então, um nĂșmero de pelo menos 50% das vagas garantido para as mulheres, possibilitando a paridade de forma concreta", defendeu.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senadora Soraya Thronicke

Comunicar erro

ComentĂĄrios