Bar aceita cripto e reproduz ambiente do metaverso com NFT e realidade virtual

Por Redação em 16/07/2022 às 14:13:27
Em São Paulo, o empresário Natan Lima viu uma oportunidade neste hype do metaverso e inaugurou em 25 de junho um bar temático na zona norte. Meta Bar

Divulgação

Nova casa da zona norte pega carona no hype do metaverso para atrair a clientela desde que o Facebook trocou seu nome para Meta por conta da ideia de que o futuro da internet é se tornar um espelho do mundo real em um ambiente digital acessado por aparelhos de realidade virtual, o conceito de metaverso saiu da ficção científica e virou tendência nos negócios. Em São Paulo, o empresário Natan Lima viu uma oportunidade neste hype do metaverso e inaugurou em 25 de junho um bar temático na zona norte.

O que é o metaverso, apontado como o futuro do Facebook por Mark Zuckerberg

O Meta Bar tem cenários compostos com LED e luz neon, quadros em homenagem a Tokens Não Fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) como os macacos milionários da coleção Bored Apes Yacht Club e já aceita o pagamento em criptomoedas – a grande moeda do metaverso segundo especialistas. Só não tem (ainda) um espaço no próprio metaverso, mas de acordo com Natan, este próximo passo é questão de tempo.

Meta Bar

Divulgação

“Ainda não começamos a construção do nosso bar no metaverso porque quando pensamos em começar algumas empresas surgiram oferecendo parceria para fazermos isso nas ferramentas de metaverso delas”, garante o empresário. Para ele, o que falta agora é só definir em qual metaverso ficará o Meta Bar.

Vale lembrar que não há um único metaverso e que os projetos da Meta como o Horizon e seu hardware, os óculos RV Quaest, são só uma das possibilidades. A Epic Games tem flertado consistentemente com o metaverso ao sediar shows, exibições de filmes e outros eventos no game Fortnite, enquanto Roblox, Microsoft, Nvidia, Decentraland e a própria Disney já estão investindo na novidade.

Os óculos Quaest 2 são, inclusive, um dos atrativos do Meta Bar. No ambiente há três deles, com algumas opções de jogos para os frequentadores do bar como Fruit Ninja e Beat Saber. “O Quaest cria muita facilidade. Temos também experiências 3D de escalar montanha ou de fazer turismo”, explica Natan.

LEIA MAIS

O metaverso veio para ficar? Assunto foi um dos debatidos na Campus Party 2022, em Brasília

Metaverso: o que é a economia do mundo paralelo e como ela pode ser explorada nos próximos anos

Grupo de 92 entidades cobra ações de 'big techs' para combater desinformação nas eleições

Quando finalmente entrar para o metaverso, Natan diz que o Meta Bar deve ter uma integração entre o espaço físico e o digital para que as pessoas se conheçam e usem a casa como se fosse um Tinder. “Queremos colocar uma câmera lá dentro para as pessoas verem quem está no digital. O objetivo é botar todo mundo para interagir.”

Para além de se tornar mais um bar temático em São Paulo, cidade em que a saturação deste tipo de espaço faz surgirem cada vez mais modelos diferentões para atrair a clientela (bar com arco e flecha, jogos de tabuleiro, etc), Natan alega que quer genuinamente que seu bar ajude as pessoas a entenderem mais sobre criptoativos e web 3.0.

“Há muito preconceito com criptomoeda, então queremos unir tudo isso ao metaverso para criar uma experiência interessante. Todos os nossos garçons sabem o que é NFT e criptoativos. Eles ganham bônus em criptomoeda, o que ajuda a inserir eles nesse mundo e permite que eles ensinem os nossos clientes”, defende.

Hoje, o Meta Bar aceita, além dos meios de pagamento tradicionais, o pagamento em bitcoin e ether. A ideia é, no futuro, dar desconto a quem pagar por essas modalidades. Os planos são de incluir também a possibilidade dos clientes pagarem na stablecoin tether, na binance coin e na dogecoin. No caso da última, Natan admite que é mais pelo marketing de ser uma moeda digital muito popular (apesar de seus próprios criadores admitirem que a criaram só pelo meme).

A parte educacional é complementada de maneira lúdica por um jogo de tabuleiro chamado “Crypto Quest”, que imita o “Jogo da Vida” usando gamificação para ensinar sobre bitcoin e metaverso.

E a meta não é parar por aí. Natan diz que pretende lançar coleções de NFTs exclusivos do bar além daquela que já presenteia os aniversariantes com um NFT. Uma das possibilidades em desenvolvimento é uma coleção temática da Copa do Mundo do Qatar.

“Queremos fazer um álbum e outras coleções, algumas de figurinha e outras com caricatura. Não é só um colecionável, ele trará algum benefício no mundo físico. Como na Copa o que mais vai ter é bar lotado de gente querendo ver jogo, podemos, por exemplo, atrelar a reserva de um lugar a um NFT”, sugere.

Meta Bar : Avenida Luís Dumont Vilares, 699 - São Paulo - Horários: 17hrs às 0hrs (Terça à Sexta) 12hrs às 0hrs (Sábado e Domingo) Redes Sociais: @metabaroficial

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários